Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16493 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d59ffcdb62c8e33d91d58e12c21f6459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafiosCriançaBrincarMateriais não estruturadosMateriais semiestruturadosEspaço exteriorChildPlayUnstructured materialsSemi-structured materialsOutsideRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, realizada em Jardim de Infância entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023. Tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso desenvolvido no decorrer da prática, tendo sido realizada a caracterização do contexto socioeducativo e definidas as intenções que orientaram a minha intervenção educativa. Foi ainda realizada uma investigação em torno do brincar com materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior da organização socioeducativa. A problemática surgiu através da observação do grupo de crianças no espaço exterior e do uso que o mesmo dava a este tipo de materiais, pelo que foram definidos os seguintes objetivos de estudo: i) analisar as eventuais potencialidades e possíveis desafios dos materiais não estruturados e semiestruturados do espaço exterior; ii) identificar que uso fazem as crianças da sala de atividades da PPS II dos novos materiais não estruturados e semiestruturados e iii) analisar os tipos de brincadeiras que surgem através da exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com o recurso ao método de estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta participante (com a elaboração de notas de campo) e a realização de entrevistas semiestruturadas à diretora da organização socioeducativa e à educadora cooperante da PPS II, através de um guião previamente elaborado para o efeito. Através da prática profissional supervisionada e da revisão de literatura realizada, foi possível constatar que a exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados por parte das crianças potencia a brincadeira em grande grupo e o jogo construtivo. No que concerne aos possíveis desafios resultantes da interação com este tipo de materiais no espaço exterior, constatou-se que existe, nalguns casos, algum receio tanto por parte da equipa educativa como das famílias perante estas interações.ABSTRACT This report stems from the Supervised Professional Practice, Module II, carried out in Kindergarten between October 2022 and February 2023. Its main objective is to present, in a reflective and reasoned way, the entire course developed during the practice, having been characterized the socio-educational context and defined the intentions that guided my educational intervention. An investigation was carried out around playing with unstructured and semi-structured materials on the outside of the socio-educational organization. The problem arose through the observation of the group of children in the outdoor space and the use that they gave to these types of materials, for which the following study objectives were defined i) analyze the possible potentialities and possible challenges of unstructured and semi-structured materials in outer space; ii) identify how children in the PPS II activity room use the new unstructured and semi-structured materials and iii) analyze the types of play that arise through the exploration of unstructured and semi-structured materials. From a methodological point of view, a qualitative study was carried out, using the case study method, using the following data collection techniques: direct participant observation (with the preparation of field notes) and the use of semi-structured interviews with the director of the socio-educational organization and the cooperating educator of PPS II, through a script previously prepared for this purpose. Through supervised professional practice and a literature review, it was possible to verify that the exploration of unstructured and semi-structured materials by children enhances large group play and constructive play. Regarding the possible challenges resulting from the interaction with this type of material in outdoor space, it was found that sometimes there may be some fear on the part of both the educational team and the parents in the face of these interactions.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLCarvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida2023-09-20T13:05:06Z2023-07-062023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16493TID:203354370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T02:15:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:21.366819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
title |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
spellingShingle |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida Criança Brincar Materiais não estruturados Materiais semiestruturados Espaço exterior Child Play Unstructured materials Semi-structured materials Outside |
title_short |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
title_full |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
title_fullStr |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
title_full_unstemmed |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
title_sort |
Os materiais não estruturados e semiestruturados no espaço exterior: potencialidades e desafios |
author |
Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida |
author_facet |
Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Filipe Simão de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Brincar Materiais não estruturados Materiais semiestruturados Espaço exterior Child Play Unstructured materials Semi-structured materials Outside |
topic |
Criança Brincar Materiais não estruturados Materiais semiestruturados Espaço exterior Child Play Unstructured materials Semi-structured materials Outside |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-20T13:05:06Z 2023-07-06 2023-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16493 TID:203354370 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16493 |
identifier_str_mv |
TID:203354370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133581809811456 |