Validade estrutural do questionário de inteligência emocional: Estudos com alunos do ensino básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, A. A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Varelas, D., Rebelo, N., Diniz, A. M.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9999
Resumo: Enquadramento Conceptual: Neste trabalho partimos do pressuposto que a Inteligência Emocional compreende habilidades e competências relacionadas com a compreensão de si próprio e dos outros, assim como o relacionamento com as pessoas, a adaptação às solicitações do meio e a gestão de emoções, tal como é proposto no modelo de Bar-On de Inteligência Emocional. Objetivos: Atendendo à necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de adaptação e validação do Inventário de Quociente Emocional (Bar-On EQ-i:YV) para crianças e jovens portugueses. Metodologia: Este estudo incidiu sobre uma amostra de 416 crianças e jovens (Mdn = 12 anos) dos três ciclos (terceiro ciclo = 61.5%) do Ensino Básico Português (52.6% raparigas), a quem foi aplicado o EQ-i:YV. Este questionário compreende 60 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) divididos por cinco fatores: Interpessoal, Intrapessoal, Adaptabilidade, Gestão de Stress e Humor Geral. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do EQ-i:YV, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8. Analisou-se a validade estrutural do instrumento, ou seja, a validade fatorial, a validade convergente e discriminante e também a fiabilidade. Resultados: Verificámos que a estrutura fatorial do EQ-i:YV se manteve idêntica à do instrumento original, contudo uma grande parte dos itens foram excluídos da estrutura original, principalmente do fator Interpessoal. Conclusão: Os nossos resultados mostram que a versão obtida do EQ-i:YV tem características psicométricas aceitáveis para a utilização com alunos do Ensino Básico Português, devendo considerar-se o estudo deste instrumento com uma amostra de maior dimensão para observar se os resultados agora obtidos podem ser melhorados.
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