Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., Diniz, A. M.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9986
Resumo: A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3 fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
id RCAP_756cb7850fb58d5aea38bb271fdc3e4b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico portuguêsAtitude Face às Ciências Físico QuímicasAnálise Fatorial ExploratóriaValidade ConvergenteValidade DiscriminanteFiabilidade CompósitaA aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3 fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.2014-01-24T12:42:06Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9986http://hdl.handle.net/10174/9986porNeto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D. & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.simnaosimCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Psicologiaaneto@uevora.ptaac@uevora.ptnrebelo@uevora.ptdvarelas@uevora.ptamdiniz@uevora.pt679Neto, A.Candeias, A. A.Rebelo, N.Varelas, D.Diniz, A. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:01.256968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
title Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
spellingShingle Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
Neto, A.
Atitude Face às Ciências Físico Químicas
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
title_short Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
title_full Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
title_fullStr Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
title_full_unstemmed Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
title_sort Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
author Neto, A.
author_facet Neto, A.
Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
author_role author
author2 Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, A.
Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude Face às Ciências Físico Químicas
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
topic Atitude Face às Ciências Físico Químicas
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
description A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3 fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-24T12:42:06Z
2014-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9986
http://hdl.handle.net/10174/9986
url http://hdl.handle.net/10174/9986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D. & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
sim
nao
sim
Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Psicologia
aneto@uevora.pt
aac@uevora.pt
nrebelo@uevora.pt
dvarelas@uevora.pt
amdiniz@uevora.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553938096848896