Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9985 |
Resumo: | As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCdN. Este é constituído por 23 itens divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4- pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCdN se manteve, no entanto observámos alguns problemas na VC dos três fatores. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências da Natureza, tal como são operacionalizadas pelo QAFCdN, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina. |
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Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico portuguêsAtitude Face às Ciências da NaturezaAnálise Fatorial ExploratóriaValidade ConvergenteValidade DiscriminanteFiabilidade CompósitaAs Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCdN. Este é constituído por 23 itens divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4- pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCdN se manteve, no entanto observámos alguns problemas na VC dos três fatores. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências da Natureza, tal como são operacionalizadas pelo QAFCdN, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.2014-01-24T12:32:30Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9985http://hdl.handle.net/10174/9985porNeto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.simnaosimCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Psicologiaaneto@uevora.ptaac@uevora.ptnrebelo@uevora.ptdvarelas@uevora.ptamdiniz@uevora.pt679Neto, A.Candeias, A. A.Rebelo, N.Varelas, D.Diniz, A. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:00.981647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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