O desafio crítico dos estudos para a paz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99513 |
Resumo: | Este artigo constitui uma versão resumida da lição apresentada pelo autor nas Provas de Agregação em Relações Internacionais, em 24 de Março de 2010, na Universidade de Coimbra. |
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O desafio crítico dos estudos para a pazEstudos para a pazTeoria das relações internacionaisTeoria críticaJohan GaltungPeace studiesInternational relations theoryCritical theoryJohan GaltungEste artigo constitui uma versão resumida da lição apresentada pelo autor nas Provas de Agregação em Relações Internacionais, em 24 de Março de 2010, na Universidade de Coimbra.Os estudos para a paz constituem um elemento frequentemente referido no bloco de propostas teóricas que, no quadro do que ficou conhecido como o «quarto debate», veio contestar os pressupostos mais fundos do cânone racionalista e positivista em relações internacionais. Neste texto tentarei mostrar, em primeiro lugar, como essa identidade da Escola dos Estudos para a Paz foi construída a partir da negociação de tensões internas ao seu próprio discurso. Num segundo momento, ensaiarei uma leitura deste suposto desvirtuamento dos estudos para a paz, interrogando as vias de resgate possível do seu sentido crítico e emancipador originário no nosso tempo.Peace Studies constitute an element often mentioned among the theoretical proposals in the framework of what came to be known as the “fourth debate”, coming to contest the deepest assumptions of the realist and positivist approaches in international relations. In this text I seek to clarify how that identity of the Peace Studies School was constructed on the basis of negotiations regarding inner tensions in its own discourse. Afterwards, I will argue about a des‑virtualization of peace studies, questioning the avenues for possible rescuing of its original critical and emancipatory meaning in current days.IPRI2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/99513http://hdl.handle.net/10316/99513por1645-9199http://ipri.unl.pt/images/publicacoes/revista_ri/pdf/ri32/n32a01.pdfPureza, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:40:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:07.042922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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