O desafio crítico dos estudos para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza,José Manuel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992011000400001
Resumo: Os estudos para a paz constituem um elemento frequentemente referido no bloco de propostas teóricas que, no quadro do que ficou conhecido como o «quarto debate», veio contestar os pressupostos mais fundos do cânone racionalista e positivista em relações internacionais. Neste texto tentarei mostrar, em primeiro lugar, como essa identidade da Escola dos Estudos para a Paz foi construída a partir da negociação de tensões internas ao seu próprio discurso. Num segundo momento, ensaiarei uma leitura deste suposto desvirtuamento dos estudos para a paz, interrogando as vias de resgate possível do seu sentido crítico e emancipador originário no nosso tempo.
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