O desafio crítico dos estudos para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, José Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81122
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150549
Resumo: Os estudos para a paz constituem um elemento frequentemente referido no bloco de propostas teóricas que, no quadro do que ficou conhecido como o “quarto debate”, veio contestar os pressupostos mais profundos do cânone racionalista e positivista em relações internacionais. Neste texto, tentarei mostrar, em primeiro lugar, como essa identidade da escola dos estudos para a paz foi construída a partir da negociação de tensões internas ao seu próprio discurso. Num segundo momento, ensaiarei uma leitura desse suposto desvirtuamento dos estudos para a paz, interrogando as vias de resgate possível do seu sentido crítico e emancipador originário no nosso tempo.
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