GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/352 |
Resumo: | Esta comunicação aborda a temática da gestão das emoções centrada no papel do coaching enquanto recurso da gestão organizacional. O objetivo é discutir a importância da competência emocional, da gestão de recursos humanos e do processo de coaching para a excelência do desenvolvimento organizacional. A metodologia usada baseia-se na reflexão pessoal e na revisão bibliográfica sobre esta temática. Como principais conclusões destacamos as seguintes: (1) a gestão organizacional implica a gestão das pessoas enquanto recurso (na sua vertente mais técnica e economicista) sem todavia se esgotar nela, sendo essencial, também, considerar as pessoas enquanto indivíduo (ser humano) com os seus valores, crenças, identidades, atitudes e comportamentos; (2) o coaching, como uma das ferramentas de desenvolvimento organizacional e individual, trabalha as competências da inteligência emocional como um todo; (3) o controlo positivo das emoções é uma competência a desenvolver com a finalidade de alcançar a satisfação de todos os atores (colaboradores) das organizações como caminho para o bom desempenho organizacional. |
id |
RCAP_16e29cb24bd31467621f385426f52115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONALGestão de emoçõesdesenvolvimento organizacionaldesempenho organizacionalcoachingEsta comunicação aborda a temática da gestão das emoções centrada no papel do coaching enquanto recurso da gestão organizacional. O objetivo é discutir a importância da competência emocional, da gestão de recursos humanos e do processo de coaching para a excelência do desenvolvimento organizacional. A metodologia usada baseia-se na reflexão pessoal e na revisão bibliográfica sobre esta temática. Como principais conclusões destacamos as seguintes: (1) a gestão organizacional implica a gestão das pessoas enquanto recurso (na sua vertente mais técnica e economicista) sem todavia se esgotar nela, sendo essencial, também, considerar as pessoas enquanto indivíduo (ser humano) com os seus valores, crenças, identidades, atitudes e comportamentos; (2) o coaching, como uma das ferramentas de desenvolvimento organizacional e individual, trabalha as competências da inteligência emocional como um todo; (3) o controlo positivo das emoções é uma competência a desenvolver com a finalidade de alcançar a satisfação de todos os atores (colaboradores) das organizações como caminho para o bom desempenho organizacional.Repositório ISMTSilva, Maria do Carmo2014-02-19T19:57:39Z20122012-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:51:46Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:51:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
title |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
spellingShingle |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL Silva, Maria do Carmo Gestão de emoções desenvolvimento organizacional desempenho organizacional coaching |
title_short |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
title_full |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
title_fullStr |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
title_sort |
GESTÃO DE EMOÇÕES: COACHING NO ÂMBITO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL |
author |
Silva, Maria do Carmo |
author_facet |
Silva, Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório ISMT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de emoções desenvolvimento organizacional desempenho organizacional coaching |
topic |
Gestão de emoções desenvolvimento organizacional desempenho organizacional coaching |
description |
Esta comunicação aborda a temática da gestão das emoções centrada no papel do coaching enquanto recurso da gestão organizacional. O objetivo é discutir a importância da competência emocional, da gestão de recursos humanos e do processo de coaching para a excelência do desenvolvimento organizacional. A metodologia usada baseia-se na reflexão pessoal e na revisão bibliográfica sobre esta temática. Como principais conclusões destacamos as seguintes: (1) a gestão organizacional implica a gestão das pessoas enquanto recurso (na sua vertente mais técnica e economicista) sem todavia se esgotar nela, sendo essencial, também, considerar as pessoas enquanto indivíduo (ser humano) com os seus valores, crenças, identidades, atitudes e comportamentos; (2) o coaching, como uma das ferramentas de desenvolvimento organizacional e individual, trabalha as competências da inteligência emocional como um todo; (3) o controlo positivo das emoções é uma competência a desenvolver com a finalidade de alcançar a satisfação de todos os atores (colaboradores) das organizações como caminho para o bom desempenho organizacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T19:57:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/352 |
url |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548702466703360 |