Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, André Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33735
Resumo: This work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school space
id RCAP_16f48da7028ed325a02d16722bddf36b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro IIDaily-lands Pedrinho and Pedrão : occupation, reflection and aesthetic inter-singularities in the educational spaces in arts of the Colégio Pedro IIColégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro)Educação artísticaProfessores - FormaçãoEspaço culturalIdentidadePedagogiaExpressão artísticaExpressão artísticaExposições de arteTeoria da arteCriticismoBrasilThis work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school spaceUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaPires, André DiasGuimarães, Alexandre Henrique Monteiro2018-06-04T13:41:08Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33735porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 170-184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:40.461567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
Daily-lands Pedrinho and Pedrão : occupation, reflection and aesthetic inter-singularities in the educational spaces in arts of the Colégio Pedro II
title Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
spellingShingle Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
Pires, André Dias
Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro)
Educação artística
Professores - Formação
Espaço cultural
Identidade
Pedagogia
Expressão artística
Expressão artística
Exposições de arte
Teoria da arte
Criticismo
Brasil
title_short Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
title_full Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
title_fullStr Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
title_sort Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
author Pires, André Dias
author_facet Pires, André Dias
Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro
author_role author
author2 Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, André Dias
Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro)
Educação artística
Professores - Formação
Espaço cultural
Identidade
Pedagogia
Expressão artística
Expressão artística
Exposições de arte
Teoria da arte
Criticismo
Brasil
topic Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro)
Educação artística
Professores - Formação
Espaço cultural
Identidade
Pedagogia
Expressão artística
Expressão artística
Exposições de arte
Teoria da arte
Criticismo
Brasil
description This work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school space
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04T13:41:08Z
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33735
url http://hdl.handle.net/10451/33735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 170-184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134416795074560