Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33735 |
Resumo: | This work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school space |
id |
RCAP_16f48da7028ed325a02d16722bddf36b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro IIDaily-lands Pedrinho and Pedrão : occupation, reflection and aesthetic inter-singularities in the educational spaces in arts of the Colégio Pedro IIColégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro)Educação artísticaProfessores - FormaçãoEspaço culturalIdentidadePedagogiaExpressão artísticaExpressão artísticaExposições de arteTeoria da arteCriticismoBrasilThis work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school spaceUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaPires, André DiasGuimarães, Alexandre Henrique Monteiro2018-06-04T13:41:08Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33735porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 170-184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:40.461567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II Daily-lands Pedrinho and Pedrão : occupation, reflection and aesthetic inter-singularities in the educational spaces in arts of the Colégio Pedro II |
title |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II Pires, André Dias Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro) Educação artística Professores - Formação Espaço cultural Identidade Pedagogia Expressão artística Expressão artística Exposições de arte Teoria da arte Criticismo Brasil |
title_short |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
title_full |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
title_sort |
Terrenos-cotidianos Pedrinho e Pedrão : ocupação, reflexão e intersingularidades estéticas nos espaços educacionais em artes do Colégio Pedro II |
author |
Pires, André Dias |
author_facet |
Pires, André Dias Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, André Dias Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro) Educação artística Professores - Formação Espaço cultural Identidade Pedagogia Expressão artística Expressão artística Exposições de arte Teoria da arte Criticismo Brasil |
topic |
Colégio Pedro II - São Cristóvão (Rio de Janeiro) Educação artística Professores - Formação Espaço cultural Identidade Pedagogia Expressão artística Expressão artística Exposições de arte Teoria da arte Criticismo Brasil |
description |
This work discusses the transformations of school space as a result of a process of teacher training, with children’s drawing as the central element. We will analyze the approach offered to the children, considering the space of the school and its graphic representations, observing the changes of the educators’ gaze. The results show us the importance of the presence of the trainer in the school space |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04T13:41:08Z 2018-01 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33735 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 170-184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134416795074560 |