A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11814
Resumo: Este relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.
id RCAP_1709f41c7314f568c37dc981f59b2f43
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofonesEnsino da músicaPrática educativaMúsica de câmaraTranscriçãoEnsemble de saxofonesMusical educationEducational practiceChamber musicTranscriptioSaxophone ensembleEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.This report reflects the educational practice and documents the work developed within the Master of Music at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The document is divided into three Chapters. The first chapter presents the host institution where the professional internship was conducted, the Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter details the supervised educational practice, with special focus on the work developed in the classroom. The third and final chapter describes the developed interventional project which examines the role of transcription within the discipline of chamber music as a pedagogical tool to assist students better understanding the musical structure of key pieces of the saxophone repertoire.Almeida, Gilberto Bernardes deVan Twillert, HendrikSousa, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho2018-07-31T17:29:58Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11814TID:201957345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.806867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
title A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
spellingShingle A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho
Ensino da música
Prática educativa
Música de câmara
Transcrição
Ensemble de saxofones
Musical education
Educational practice
Chamber music
Transcriptio
Saxophone ensemble
title_short A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
title_full A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
title_fullStr A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
title_full_unstemmed A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
title_sort A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
author Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho
author_facet Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Gilberto Bernardes de
Van Twillert, Hendrik
Sousa, Jorge
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Prática educativa
Música de câmara
Transcrição
Ensemble de saxofones
Musical education
Educational practice
Chamber music
Transcriptio
Saxophone ensemble
topic Ensino da música
Prática educativa
Música de câmara
Transcrição
Ensemble de saxofones
Musical education
Educational practice
Chamber music
Transcriptio
Saxophone ensemble
description Este relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31T17:29:58Z
2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11814
TID:201957345
url http://hdl.handle.net/10400.22/11814
identifier_str_mv TID:201957345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472605478912