A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11814 |
Resumo: | Este relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone. |
id |
RCAP_1709f41c7314f568c37dc981f59b2f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofonesEnsino da músicaPrática educativaMúsica de câmaraTranscriçãoEnsemble de saxofonesMusical educationEducational practiceChamber musicTranscriptioSaxophone ensembleEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.This report reflects the educational practice and documents the work developed within the Master of Music at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The document is divided into three Chapters. The first chapter presents the host institution where the professional internship was conducted, the Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter details the supervised educational practice, with special focus on the work developed in the classroom. The third and final chapter describes the developed interventional project which examines the role of transcription within the discipline of chamber music as a pedagogical tool to assist students better understanding the musical structure of key pieces of the saxophone repertoire.Almeida, Gilberto Bernardes deVan Twillert, HendrikSousa, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho2018-07-31T17:29:58Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11814TID:201957345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.806867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
title |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
spellingShingle |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho Ensino da música Prática educativa Música de câmara Transcrição Ensemble de saxofones Musical education Educational practice Chamber music Transcriptio Saxophone ensemble |
title_short |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
title_full |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
title_fullStr |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
title_full_unstemmed |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
title_sort |
A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones |
author |
Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho |
author_facet |
Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Gilberto Bernardes de Van Twillert, Hendrik Sousa, Jorge Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Prática educativa Música de câmara Transcrição Ensemble de saxofones Musical education Educational practice Chamber music Transcriptio Saxophone ensemble |
topic |
Ensino da música Prática educativa Música de câmara Transcrição Ensemble de saxofones Musical education Educational practice Chamber music Transcriptio Saxophone ensemble |
description |
Este relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31T17:29:58Z 2018-07-20 2018-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11814 TID:201957345 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11814 |
identifier_str_mv |
TID:201957345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472605478912 |