The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21540 |
Resumo: | Criar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos. |
id |
RCAP_171851d373bb74cc6739ea3b7599230d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-upsGestãoEmpreendedorismoInovação tecnológica - EmpresasCriar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos.Creating enterprises with exponential valuations is a common goal of entrepreneurs and investors but the question of how to do it still remains, for the most part, unanswered. This research intends to fill this gap in the literature - about how to create the so-called unicorns. Due to the increasing emergence of highly valued, billion-dollar start-up companies in recent years, the understanding of their position in the current market and their threats, opportunities and competitive advantages, has become a key factor to better understanding the business world. Based mainly on exploratory research involving interviews and a focus groups with experts, this dissertation intends to create, collect and summarize relevant and updated information on highly valuated companies and, following this, creating a theoretical model for their conception and sustained growth. If, on the one hand, the business plan may be less important than is generally accepted in society, and in academia in particular, the research points to factors such as experience, implementation capacity, intrinsic motivation, vision and timing, and the ability to seek feedback and learn from mistakes and not just from success - the entrepreneur must be able to boost his business to enter the unicorn club – meaning being valued equally or at more than one billion dollars - which is an increasingly common reality in the increasingly technological world in which we live in.Universidade de Aveiro2018-01-17T16:41:59Z2017-01-26T00:00:00Z2017-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21540TID:201933934engCosta, João Pedro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:25Zoai:ria.ua.pt:10773/21540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:01.415694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
title |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
spellingShingle |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups Costa, João Pedro Santos Gestão Empreendedorismo Inovação tecnológica - Empresas |
title_short |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
title_full |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
title_fullStr |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
title_full_unstemmed |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
title_sort |
The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups |
author |
Costa, João Pedro Santos |
author_facet |
Costa, João Pedro Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Pedro Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Empreendedorismo Inovação tecnológica - Empresas |
topic |
Gestão Empreendedorismo Inovação tecnológica - Empresas |
description |
Criar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26T00:00:00Z 2017-01-26 2018-01-17T16:41:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21540 TID:201933934 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21540 |
identifier_str_mv |
TID:201933934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137613813121024 |