The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Pedro Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21540
Resumo: Criar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos.
id RCAP_171851d373bb74cc6739ea3b7599230d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-upsGestãoEmpreendedorismoInovação tecnológica - EmpresasCriar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos.Creating enterprises with exponential valuations is a common goal of entrepreneurs and investors but the question of how to do it still remains, for the most part, unanswered. This research intends to fill this gap in the literature - about how to create the so-called unicorns. Due to the increasing emergence of highly valued, billion-dollar start-up companies in recent years, the understanding of their position in the current market and their threats, opportunities and competitive advantages, has become a key factor to better understanding the business world. Based mainly on exploratory research involving interviews and a focus groups with experts, this dissertation intends to create, collect and summarize relevant and updated information on highly valuated companies and, following this, creating a theoretical model for their conception and sustained growth. If, on the one hand, the business plan may be less important than is generally accepted in society, and in academia in particular, the research points to factors such as experience, implementation capacity, intrinsic motivation, vision and timing, and the ability to seek feedback and learn from mistakes and not just from success - the entrepreneur must be able to boost his business to enter the unicorn club – meaning being valued equally or at more than one billion dollars - which is an increasingly common reality in the increasingly technological world in which we live in.Universidade de Aveiro2018-01-17T16:41:59Z2017-01-26T00:00:00Z2017-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21540TID:201933934engCosta, João Pedro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:25Zoai:ria.ua.pt:10773/21540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:01.415694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
title The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
spellingShingle The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
Costa, João Pedro Santos
Gestão
Empreendedorismo
Inovação tecnológica - Empresas
title_short The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
title_full The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
title_fullStr The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
title_full_unstemmed The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
title_sort The place of the unicorn in today’s marketplace : a new reality for start-ups
author Costa, João Pedro Santos
author_facet Costa, João Pedro Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, João Pedro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Empreendedorismo
Inovação tecnológica - Empresas
topic Gestão
Empreendedorismo
Inovação tecnológica - Empresas
description Criar empresas de valorizações exponenciais é um objetivo comum entre empreendedores e investidores, mas subsiste a dúvida sobre como fazê-lo. Este estudo pretende contribuir para colmatar esta lacuna na literatura atual – sobre como criar os chamados unicórnios. Devido ao aparecimento crescente de empresas valorizadas em biliões de dólares nos últimos anos, a sua compreensão, assim como a sua posição no mercado atual, e as ameaças, oportunidades e vantagens competitivas das mesmas, tornou-se um fator chave para melhor compreender o mundo dos negócios. Baseada maioritariamente em pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas e um focus group com especialistas, esta dissertação pretende criar, reunir e sumarizar a informação relevante e atualizada sobre empresas de valorizações exponenciais e criar um modelo teórico para a conceção e crescimento sustentado das mesmas. Se, por um lado, o plano de negócio poderá ser menos importante do que é geralmente aceite na sociedade, e no meio académico em particular, a pesquisa aponta para fatores como a experiência, a capacidade de execução, a motivação intrínseca, a visão e sentido de oportunidade, assim como a capacidade de procurar obter feedback e aprender com os erros e não somente com os sucessos – que o empreendedor deverá ter para poder impulsionar o seu negócio para a denominação de unicórnio – ou valorização para cima de um bilião de dólares Norte Americanos – que é uma realidade cada vez mais frequente no mundo também cada vez mais tecnológico em que vivemos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26T00:00:00Z
2017-01-26
2018-01-17T16:41:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21540
TID:201933934
url http://hdl.handle.net/10773/21540
identifier_str_mv TID:201933934
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137613813121024