Jogos reduzidos em futebol: efeitos do processo de aprendizagem e da diminuição do número de jogadores nas acções técnico-tácticas, frequência cardíaca, percepção subjectiva de esforço e distâncias percorridas em diferentes velocidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2214 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivo analisar os efeitos que o processo de aprendizagem e a redução do número de jogadores, tem sobre as Acções Técnico-Tácticas , FC, PSE, DP em diferentes velocidades em alunos universitários do género masculino, com experiência . A amostra foi constituída por 14 alunos, com uma idade média M±DP de 19,07±0,616, estatura média 178,07±5,045 cm, peso médio 66,21±7,495 kg, anos de prática 7,79±3,139 anos e FCmáx 197,93±3,025 bpm. Na análise do 1ºobjectivo, o processo de aprendizagem, a recolha foi realizada através da participação da amostra nos J.R. GR+6x6+GR pré processo aprendizagem (M1) e pós processo aprendizagem (M2), J.R. com duração de 12 minutos. Na análise do 2ºobjectivo, a redução do número de jogadores, foram recolhidos dados sobre dois JR (GR+4x4+GR e GR+6x6+GR). Para caracterização do comportamento Técnico-Táctico foi utilizada a observação de imagens captadas por uma câmara de vídeo. Para a avaliação da FC, DP em diferentes velocidade foi utilizado o sistema GPS sport system SPI PRO e com o instrumento integrado polar team system. Na análise dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon” para os dados técnico-táctico e ao teste paramétrico “T-TEST” na análise da FC, PSE, DP em diferentes Velocidades. Para o tratamento dos dados utilizamos o software SPSS versão 17.0 e o nível de significância utilizada foi de p <0,05 (5%). Como conclusões, podemos referir que na análise do processo de aprendizagem não existem diferenças estatisticamente significativas nos ITTI, ITTC e FC. O tempo (%) superior passado na zona de velocidade V6 (18,0-300,0km/h) obtida no JR M2 comparativamente ao JR M1, expressam um aumento da velocidade de execução na realização das acções do JR, consequentemente uma melhoria nos aspectos físicos. Nos efeitos da redução do número de jogadores emergem as seguintes conclusões: Uma maior participação directa no jogo, atestado pelo aumento dos ITTI: contactos na bola, intervenções no jogo e tempo de posse de bola individual; aumento dos ITTC: duração da fase ofensiva. Uma maior possibilidade de concretização confirmada pela realização de um maior número do ITTC: remates. Alterações no formato do jogo afectam o total de distâncias percorridas, sendo que quanto maior o formato de jogo maior a distância total percorrida e maior a velocidade de execução na realização das acções de jogo, o que traduz que os jogadores tiveram de aumentar a sua velocidade de jogo. |
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Jogos reduzidos em futebol: efeitos do processo de aprendizagem e da diminuição do número de jogadores nas acções técnico-tácticas, frequência cardíaca, percepção subjectiva de esforço e distâncias percorridas em diferentes velocidadesFutebolAprendizagemFrequência cardíacaVelocidadeJogos reduzidosPerceção subjetiva de esforçoDistância percorridaEste estudo tem como objectivo analisar os efeitos que o processo de aprendizagem e a redução do número de jogadores, tem sobre as Acções Técnico-Tácticas , FC, PSE, DP em diferentes velocidades em alunos universitários do género masculino, com experiência . A amostra foi constituída por 14 alunos, com uma idade média M±DP de 19,07±0,616, estatura média 178,07±5,045 cm, peso médio 66,21±7,495 kg, anos de prática 7,79±3,139 anos e FCmáx 197,93±3,025 bpm. Na análise do 1ºobjectivo, o processo de aprendizagem, a recolha foi realizada através da participação da amostra nos J.R. GR+6x6+GR pré processo aprendizagem (M1) e pós processo aprendizagem (M2), J.R. com duração de 12 minutos. Na análise do 2ºobjectivo, a redução do número de jogadores, foram recolhidos dados sobre dois JR (GR+4x4+GR e GR+6x6+GR). Para caracterização do comportamento Técnico-Táctico foi utilizada a observação de imagens captadas por uma câmara de vídeo. Para a avaliação da FC, DP em diferentes velocidade foi utilizado o sistema GPS sport system SPI PRO e com o instrumento integrado polar team system. Na análise dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon” para os dados técnico-táctico e ao teste paramétrico “T-TEST” na análise da FC, PSE, DP em diferentes Velocidades. Para o tratamento dos dados utilizamos o software SPSS versão 17.0 e o nível de significância utilizada foi de p <0,05 (5%). Como conclusões, podemos referir que na análise do processo de aprendizagem não existem diferenças estatisticamente significativas nos ITTI, ITTC e FC. O tempo (%) superior passado na zona de velocidade V6 (18,0-300,0km/h) obtida no JR M2 comparativamente ao JR M1, expressam um aumento da velocidade de execução na realização das acções do JR, consequentemente uma melhoria nos aspectos físicos. Nos efeitos da redução do número de jogadores emergem as seguintes conclusões: Uma maior participação directa no jogo, atestado pelo aumento dos ITTI: contactos na bola, intervenções no jogo e tempo de posse de bola individual; aumento dos ITTC: duração da fase ofensiva. Uma maior possibilidade de concretização confirmada pela realização de um maior número do ITTC: remates. Alterações no formato do jogo afectam o total de distâncias percorridas, sendo que quanto maior o formato de jogo maior a distância total percorrida e maior a velocidade de execução na realização das acções de jogo, o que traduz que os jogadores tiveram de aumentar a sua velocidade de jogo.This study aims to analyse the effects of the learning process and the reduction of the number of players on technical tactics (HR - Heart Rate; RPE - Perceived Exertion and distance travelled), in different velocities in masculine college students with experience. The sample consisted of 14 students with an average age M±SD of 19,07±0,616; an average height of 178,07±5,045 cm; an average weight of 66,21±7,495 kg, with an average year of practice of 7,79±3,139 years and with a maximum HR of 197,93±3,025 bpm. In the analysis of the first objective (effects of the learning process on technical tactics), the sampling was made with the participation of the sample in SSGs - Small-Sided Games, GK (Goalkeeper)+6x6+ GK pre-learning process (M1) and post-learning process (M2), SSGs lasting 12 minutes. In the analysis of the second objective (effects of the reduction of the number of players on technical tactics), the data was collected about two SSGs: GR+4x4+GK and GR+6x6+GK. The characterization of technical tactics behavior was made using the observation of images captured by a video camera. For the evaluation of the HR and distance travelled in different velocities we chose to use a GPS sport system SPI PRO, with polar team system instrument integrated. In the analysis of the HR, PSE and distance travelled, we used the non-parametric “Wilcoxon” test and the parametric T-TEST” For data processing we used the 17.0 version of the software SPSS and the significance level used was p <0,05 (5%). In conclusion, we can refer that, in the learning process, there is no sstatistically significant differences in the ITTI, ITTC and HR. The time (%) spent in the speed zone V6 (18,0-300,0km/h) obtained on SSGs M2 compared to SSGs M1, express an increase of execution speed in carrying out actions of SSGs, and consequently a improvement in physical aspects. In the effects of reduction of the number of player we can conclude: an increase of direct involvement in the game, proved by the increase of the ITTI: ball contact, game interventions and time of ball possession; by the increase of ITTC: increase of time of attacking approach. A biggest possibility of concretization confirmed by the realization of a large number of ITTC: shoot at the goal. Changes in the format of the game affect the total distance travelled; the higher is the format of the game, the greater the distance traveled and consequently, the higher is the speed of execution in the implementation of match actions, which shows that the players had to increase their speed of play.2012-11-23T14:40:06Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2214porAlves, Adérito Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:21.770568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo tem como objectivo analisar os efeitos que o processo de aprendizagem e a redução do número de jogadores, tem sobre as Acções Técnico-Tácticas , FC, PSE, DP em diferentes velocidades em alunos universitários do género masculino, com experiência . A amostra foi constituída por 14 alunos, com uma idade média M±DP de 19,07±0,616, estatura média 178,07±5,045 cm, peso médio 66,21±7,495 kg, anos de prática 7,79±3,139 anos e FCmáx 197,93±3,025 bpm. Na análise do 1ºobjectivo, o processo de aprendizagem, a recolha foi realizada através da participação da amostra nos J.R. GR+6x6+GR pré processo aprendizagem (M1) e pós processo aprendizagem (M2), J.R. com duração de 12 minutos. Na análise do 2ºobjectivo, a redução do número de jogadores, foram recolhidos dados sobre dois JR (GR+4x4+GR e GR+6x6+GR). Para caracterização do comportamento Técnico-Táctico foi utilizada a observação de imagens captadas por uma câmara de vídeo. Para a avaliação da FC, DP em diferentes velocidade foi utilizado o sistema GPS sport system SPI PRO e com o instrumento integrado polar team system. Na análise dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon” para os dados técnico-táctico e ao teste paramétrico “T-TEST” na análise da FC, PSE, DP em diferentes Velocidades. Para o tratamento dos dados utilizamos o software SPSS versão 17.0 e o nível de significância utilizada foi de p <0,05 (5%). Como conclusões, podemos referir que na análise do processo de aprendizagem não existem diferenças estatisticamente significativas nos ITTI, ITTC e FC. O tempo (%) superior passado na zona de velocidade V6 (18,0-300,0km/h) obtida no JR M2 comparativamente ao JR M1, expressam um aumento da velocidade de execução na realização das acções do JR, consequentemente uma melhoria nos aspectos físicos. Nos efeitos da redução do número de jogadores emergem as seguintes conclusões: Uma maior participação directa no jogo, atestado pelo aumento dos ITTI: contactos na bola, intervenções no jogo e tempo de posse de bola individual; aumento dos ITTC: duração da fase ofensiva. Uma maior possibilidade de concretização confirmada pela realização de um maior número do ITTC: remates. Alterações no formato do jogo afectam o total de distâncias percorridas, sendo que quanto maior o formato de jogo maior a distância total percorrida e maior a velocidade de execução na realização das acções de jogo, o que traduz que os jogadores tiveram de aumentar a sua velocidade de jogo. |
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