Jogos reduzidos em futebol: efeitos do encorajamento do treinador na carga interna e externa em alunos universitários do sexo feminino e masculino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3156 |
Resumo: | O objetivo deste estudo consistiu na análise e comparação dos efeitos do encorajamento do treinador (ET) na carga interna (frequência cardíaca (FC)) e externa (distância e velocidade) em alunos universitários do sexo feminino e masculino. A amostra foi constituída por vinte alunos, dez do sexo feminino com idade 18.3±0.7 anos, peso 58,5±6,4 kg, altura 1,6±0,1 m e outros dez do sexo masculino com idade 19,07±0,62 anos, peso 66,2±7,4 kg, altura 1,78±0,05 m. A recolha dos dados foi efetuada em dois momentos, tendo sido obtida aquando da realização de quatro jogos reduzidos (Gr+6x6+Gr) na modalidade de futebol com duração de doze minutos cada um, na qual a alteração remeteu-se pela existência ou ausência do ET. Em todos os jogos reduzidos (JR) foram registadas as FC, as distâncias e a velocidade através de um sistema de posicionamento global (GPS) com o aparelho GPS SPI Pro XII. Para analisar esses mesmos dados fez-se uso da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon”. Para o tratamento dos dados recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 20.0) com o nível de significância mantida em 5%. Como conclusões, podemos referir que não houve diferenças estatisticamente significativas na FC bem como nas variáveis dos sprints. No entanto, na distância ocorreram diferenças estatisticamente significativas (p <0,05). Em ambos os sexos, há um aumento da distância percorrida na zona de velocidade 2 (7-9,9 Km/h) no JR sem ET. No caso feminino esse aumento repete-se na zona de velocidade 4 (13-15,9 Km/h) e na distância total percorrida. No grupo masculino é possível verificar um aumento na zona de velocidade 5 (16-17,9 Km/h) no JR com ET. A presença do ET revelou surtir efeito, causando um aumento da intensidade do JR e da distância percorrida em velocidades mais elevadas. |
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