Jogos reduzidos em futebol: efeitos do processo de aprendizagem e do encorajamento do professor/treinador nas ações técnico-tácticas, frequência cardíaca e distâncias percorridas em diferentes velocidades, em situação de jogo 6x6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Carlos José Castro Leite
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7618
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de verificar os efeitos do processo de ensino-aprendizagem do módulo de futebol e o efeito do encorajamento do treinador em jogos reduzidos (GR+6x6+GR), nas variáveis dependentes: Indicadores Técnico-Tácticos (ITTC e ITTI), Zonas de FC e Distâncias Percorridas. A amostra foi de catorze alunos masculinos (idade 21,79 ± 3,14 anos; altura 1,76 ± 0,07 m; peso 73,86 ± 8,16 kg; IMC 23,74 ± 1,65; anos de prática 6,36 ± 5,09), do 2º ano do Curso de Educação Física e Desporto Escolar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Todos os alunos participaram nas três situações de jogo reduzido. Através de captação de imagens foi caracterizado o comportamento técnico-táctico individual e coletivo. Através do GPS Sport System SPI Pro foi realizada a medição da FC e DP nos jogos reduzidos. Na análise dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon” para os dados técnico-tácticos e ao teste paramétrico “T-Test” na análise da FC e DP. Para o tratamento dos dados utilizamos o software SPSS versão 17.0 e o nível de significância de p <0,05. Referente aos efeitos do processo de ensino-aprendizagem do módulo de futebol (JR1 e JR2), verificaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente a valores médios obtidos nos ITTI, particularmente no Número de Vezes de Bola no Ponta de Lança. Em relação ao efeito do encorajamento do treinador (JR2 e JR3), verificaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente a valores médios obtidos nos ITTC, particularmente no Número de Passes. Verificámos também diferenças nos ITTI, quanto ao Número de Vezes de Bola no Ponta de Lança e Número de Cruzamentos sem Golo. Relativamente à DP e FC em nenhum dos casos existem diferenças estatisticamente significativas. Conclui-se assim, embora sem resultados muito expressivos que o processo ensino-aprendizagem e o efeito do encorajamento do treinador no jogo desenvolvem melhorias na interpretação do jogo por parte dos jogadores.
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