Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jessica Capelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3990
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_172ab9f9fcd7f58006551da1221fb157
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola ModernaEducaçãoAprendizagem cooperativaJardim de infânciaMovimento da escola modernaEducationCooperative learningKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório foi concretizado no âmbito da prática de intervenção realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no presente ano letivo. Expõe uma análise reflexiva de todo percurso da PPS nos contextos de Creche e Jardim-de-infância, apresentando uma caracterização cuidada dos contextos socioeducativos, as intenções definidas para a ação pedagógica com os grupos de crianças, as equipas e as famílias e a problemática mais relevante ao longo da intervenção. A problemática escolhida assenta na inquietação de compreender o processo pelo qual são potenciadas aprendizagens na educação pré-escolar e utiliza como orientação para tal, o modelo do Movimento de Escola Moderna. São abordados os instrumentos e momentos assentes nos pressupostos e princípios do modelo que proporcionaram um clima facilitador de aprendizagens. Com base na orientação do MEM, também é feita uma reflexão das lacunas e dificuldades que surgiram na intervenção. A integração do modelo do MEM também decorre da forma como me identifiquei com o mesmo, perspetivando integrá-lo na minha ação pedagógica, enquanto futura educadora de infância.Abstract The report was brought under the practice of intervention performed in Masters in Preschool Education in this school year. Exhibiting a reflective analysis of the entire course of PPS in the contexts of Nursery and Kindergarten, presenting a careful characterization of youth contexts, intentions defined for pedagogical action with groups of children, families and teams and more problematic relevant during the intervention. The issue chosen based on caring to understand the process by which learning in preschool education is enhanced and used as guidance for this, the model of the Movimento de Escola Moderna. Examines the instruments and moments based on the assumptions and principles of the model that provided a facilitator climate of learning. Based on the orientation of the MEM is also made to reflect the gaps and difficulties that arose in the intervention. The integration model of the MEM also stems from how I identified with it, hoping to integrate it in my pedagogical action, while future kindergarten teacherCosta, LurdesRCIPLMarques, Jessica Capelo2014-12-03T14:15:02Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3990TID:201367289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.474094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
title Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
spellingShingle Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
Marques, Jessica Capelo
Educação
Aprendizagem cooperativa
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Education
Cooperative learning
Kindergarten
title_short Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
title_full Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
title_fullStr Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
title_sort Como se aprende no jardim-de-infância utilizando o modelo do Movimento da Escola Moderna
author Marques, Jessica Capelo
author_facet Marques, Jessica Capelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Lurdes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jessica Capelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem cooperativa
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Education
Cooperative learning
Kindergarten
topic Educação
Aprendizagem cooperativa
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Education
Cooperative learning
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03T14:15:02Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3990
TID:201367289
url http://hdl.handle.net/10400.21/3990
identifier_str_mv TID:201367289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391971418112