Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23353 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_17417873373ac4641f7f66cfbaf53fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistasTurismo ruralAutenticidade existencialMotivações turísticasIntenções comportamentaisModelo de Equações EstruturaisPLS (Partial Least Squares)Rural tourismExistential authenticityRural motivationsBehavioural intentionsStructural Equations Estimation ModelMestrado Bolonha em MarketingO desafio é desenvolver estratégias que criem perceções positivas aos turistas, induzindo estímulos para revisitar e recomendar destinos turísticos rurais, contribuindo para a sustentabilidade do mundo rural, para a estabilidade e bem-estar pessoal das comunidades de receção e dos turistas e para a maior coesão territorial. A realização deste desafio alcança-se pela valorização da autenticidade dos destinos rurais. O objetivo da presente dissertação consiste em desenvolver um modelo explicativo da influência da autenticidade existencial nas intenções comportamentais, sendo a autenticidade proposta como um construto mediador na relação entre motivações turísticas rurais e intenções comportamentais. Esta dissertação teve uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência de 399 inquiridos. De acordo com os objetivos propostos, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais com estimação PLS (Partial Least Squares) e foi possível confirmar a importância da autenticidade existencial nas intenções em revisitar e recomendar destinos rurais. Concluiu-se, à posteriori, que a autenticidade existencial desempenha um papel mediador entre motivações turísticas e intenções, mas apenas se aplica aos turistas que são motivados pela busca do relaxamento e da aprendizagem.The proposed challenge is to develop strategies which create positive impressions in tourists, inducing stimuli so that they may wish to return to touristic rural destinations, as well as recommend them. This will contribute to the sustainability of the rural world, to its stability, and to the personal wellbeing of its hosting communities, which in turn uplifts tourist experience and territorial cohesion. This challenge may be approached by giving increased emphasis to the authenticity of rural destinations. The objective of this dissertation consists in developing a model that explains the influence of existential authenticity in behavioural intentions, considering that authenticity can be defined as a mediating construct in the relationship between rural touristic motivations and behavioural intentions. This dissertation sought a quantitative approach, based on the application of a survey, or questionnaire, to a non-probabilistic sample of 399 respondents. In accordance with the proposed objectives, a Structural Equations estimation Model with the PLS (Partial Least Squares) approach was used, and it was possible to confirm the importance of existential authenticity in the intentions of revisiting and recommending rural destinations. It was concluded, a posteriori, that existential authenticity portrays a mediating role between touristic motivations and intentions, but only in tourists who are motivated by the desire for relaxation and learning.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaVieira, Catarina Augusto Pires2022-02-01T15:29:07Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23353porVieira, Catarina Augusto Pires (2021). “Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:36.502914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
title |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
spellingShingle |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas Vieira, Catarina Augusto Pires Turismo rural Autenticidade existencial Motivações turísticas Intenções comportamentais Modelo de Equações Estruturais PLS (Partial Least Squares) Rural tourism Existential authenticity Rural motivations Behavioural intentions Structural Equations Estimation Model |
title_short |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
title_full |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
title_fullStr |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
title_full_unstemmed |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
title_sort |
Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas |
author |
Vieira, Catarina Augusto Pires |
author_facet |
Vieira, Catarina Augusto Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Catarina Augusto Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo rural Autenticidade existencial Motivações turísticas Intenções comportamentais Modelo de Equações Estruturais PLS (Partial Least Squares) Rural tourism Existential authenticity Rural motivations Behavioural intentions Structural Equations Estimation Model |
topic |
Turismo rural Autenticidade existencial Motivações turísticas Intenções comportamentais Modelo de Equações Estruturais PLS (Partial Least Squares) Rural tourism Existential authenticity Rural motivations Behavioural intentions Structural Equations Estimation Model |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-02-01T15:29:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Catarina Augusto Pires (2021). “Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131170006368256 |