O pas de trois do 3ºacto do bailado La Bayadère como estímulo da componente artística na aula de técnica de dança clássica.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12603 |
Resumo: | Relatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
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O pas de trois do 3ºacto do bailado La Bayadère como estímulo da componente artística na aula de técnica de dança clássica.5º ano, Escola de Dança Ana MangericãoTécnica de dança clássicaExpressividadeInterpretaçãoPas de troisClassical dance techniqueExpressivenessInterpretationPas de troisRelatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (8ª edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa pretende expor a necessidade da valorização e promoção da expressividade do movimento, durante uma aula de técnica de dança clássica, salientando esta competência essencial na formação de bailarinos. Para a concretização desta temática, propusemos uma intervenção pedagógica que fomentasse a expressividade do movimento através do Pas de Trois do 3º acto do bailado La Bayadère, enquanto promotor das qualidades artísticas a serem incorporadas pelos alunos no âmbito das disciplinas de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico, do 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo de 2019/2020. O objetivo primordial deste estágio foi o favorecimento e desenvolvimento da componente artística nas aulas de técnica de dança clássica, assim como reforçar a importância que a aprendizagem do repertório clássico desempenha no desenvolvimento das qualidades estéticas e artísticas durante a formação dos alunos e futuros bailarinos. A metodologia utilizada para a realização do estágio incidiu nos pressupostos da investigação-ação, baseando-se nos instrumentos de recolha de dados caraterísticos desta metodologia e que nos permitiram alicerçar-nos no estudo proposto. Os diários de bordo, as grelhas de observação e o registo de imagem em vídeo foram os apoios necessários para a estruturação e elaboração do relatório deste estágio assim como a apresentação dos seus respectivos resultados. Com este estudo, pretendemos que a introdução de um excerto de uma peça de repertório fosse o motor de inspiração às competências artísticas, valorizando assim também a técnica, pois, para além das repetições e mecanizações exigidas pela componente técnica, a expressividade do movimento deverá igualmente estar presente desde o início da formação de um bailarino. Conclui-se com a análise reflexiva, que a introdução de peças de repertório é uma mais-valia para o desenvolvimento expressivo dos alunos em formação.ABSTRACT - The current proposal for the internship project, elaborated in the scope of the Master’s degree in Dance Teaching, of the Escola Superior de Dança, at the Instituto Politécnico de Lisboa, intends to demonstrate the need for a deeper valorization and promotion of the expressiveness of movement, during a classical dance technique class, reinforcing this essential competence in the training of dancers. For this to be successfully implemented, we have proposed a pedagogical intervention to foster the expressiveness of movement, through La Bayadère’s 3rd act Pas de Trois, to serve as a promoter of the artistic qualities for students to incorporate within the disciplines of Classical Dance Technique and Classical Repertoire, at the 5th grade of the specialized artistic teaching of the Escola de Dança Ana Mangericão, in the school year of 2019/2020. The core objective for this proposal is the strengthening and development of the artistic component of classical dance technique classes, as well as to reinforce the importance that classical repertoire plays in the development of aesthetic and artistic qualities during the upbringing of our students and future dancers. The approach applied during the internship has focused on the outcome of the action-research process, based on the characteristic data collection instruments of this methodology, which allowed us to structure ourselves for the proposed study. Daily notes, observation grids and video image recording have been the chosen supports for the structuring and elaboration of this internship’s report as well as the presentation of its respective results. With this study, we intend that the introduction of a repertoire’s excerpt may have served as inspiration for more competent artistic skills, strengthening the technique component even further, as, along with the repetitions and mechanizations that this technique requires, the expressiveness of movement must be equally present from the beginning of a dancer’s training. It was concluded, after this refletive analysis, that inclusion of repertoire pieces is an added benefit to the expressiveness developement for students during that training.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaNascimento, VandaRCIPLAmaral, Vanessa2021-01-13T11:37:39Z2020-10-302020-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12603TID:202531945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:05:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:39.604163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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