Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com estudantes do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77842 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com estudantes do 3º cicloHistorical interpretation of multi-perspective evidence: a study with 3rd cycle studentsEducação históricaEvidênciaMultiperspetiva históricaEvidenceHistoric multiperspectiveHistorical educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica supervisionada efetuada no ano letivo 2019/2020, numa escola privada do distrito do Porto. Os objetivos principais desta intervenção prenderam-se com a análise do pensamento histórico dos estudantes relativamente ao conceito metahistórico de multiperspetiva, bem como à análise de como os estudantes pensam e lidam com a evidência histórica multiperspetivada. O estudo foi implementado em duas turmas do terceiro ciclo (oitavo e nono ano de escolaridade). Os estudantes colaboraram na realização de uma série de tarefas de papel e lápis. Na primeira fase foi realizado o levantamento de ideias prévias, que serviu de base para a criação de questões e tarefas desafiadoras. Na turma do oitavo ano de escolaridade participaram neste levantamento 22 estudantes. O tema abordado foi a Reforma e a Contrarreforma. Na turma do nono ano de escolaridade participaram neste levantamento 19 estudantes. O tema abordado foi a Segunda Guerra Mundial. Decidi abordar unidades temáticas muito diferentes para tentar perceber se essas diferenças no conteúdo forçavam diferenças nos resultados. De acordo com os dados recolhidos consegui encontrar diferenças entre as duas turmas e tentei identificar o que estava por detrás das mesmas. Observei, portanto, que a temática da Segunda Guerra Mundial estava mais presente na vida dos estudantes do que a temática da Reforma, assim como observei que, a temática bélica gerava mais interesse do que a temática religiosa. Em termos globais, consegui observar que o desafio operou mudanças no pensamento histórico dos estudantes na medida em que se observou progressão de ideias relativamente aos conceitos substantivos.This report results of the supervised pedagogical intervention that was carried out in the academic year 2019/2020, in a private school in the district of Porto. The main objectives of this intervention were related to an analysis of the historical thinking of the concepts in relation to the metahistorical concept of multiperspective, as well as to the analysis of how students think and deal with the multiperspectivated historical evidence.The study was implemented in two classes of preparatory education (eighth and ninth grade). The students collaborated in carrying out a series of paper and pencil tasks. In the first phase, a survey of previous ideas was carried out, which served as a basis for the creation of challenging questions and tasks. In the 8th grade class, 22 students participated in the survey. The topic addressed was the Reformation and Counter-Reformation. In the 9th grade class, 19 students participated in the survey. The topic addressed was the Second World War. I decided to tackle very different thematic units to try to see if these differences in content forced differences in results. According to the data collected I was able to find differences between the two classes and tried to identify what was behind them. Therefore, I observed that the theme of World War II was more present in the students' lives than the theme of the Reformation, as well as I observed that the war theme generated more interest than the religious theme. In global terms, I was able to observe that the challenge brought about changes in the students' historical thinking as the progression of ideas regarding substantive concepts was observed.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoAlves, Daniela Filipa Miranda20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77842por202984303info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:56.657225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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