A sociedade do Antigo Regime: uma abordagem multiperspetivada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65939 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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A sociedade do Antigo Regime: uma abordagem multiperspetivadaAncient Regime society: a multiperspective approachAntigo RegimeEducação históricaMultiperspetiva- empatiaAncient RegimeHistory educationMultiperspective- empathyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio, descreve o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS), aplicado na disciplina de História, numa turma de 8ºano de escolaridade, numa escola básica situada na cidade de Braga. Feita a observação das aulas nesta turma do ensino básico, ficou clara a necessidade de uma diferente abordagem do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente com o desenvolvimento de conceitos/ conteúdos substantivos da História e conceitos da própria ciência da História (conceitos meta históricos). Nesta linha, parece-me importante trabalhar com os alunos, a capacidade que estes têm em se colocar no lugar do outro, compreendendo os seus valores, as suas crenças e os seus contextos, neste caso, no lugar de alguém que fazia parte da sociedade do Antigo Regime. Assim, será explorado o conceito de multiperspetiva histórica. De forma a dar resposta à pergunta-major desta investigação: Como é que os alunos entendem a multiperspetiva, tendo como ponto de ancoragem a sociedade do Antigo Regime? , foram realizados questionários, essencialmente de resposta aberta, de maneira a se apurar os conhecimentos que os alunos têm sobre o tema, ou seja, o ponto de partida foi o levantamento das ideias prévias. Quanto ao domínio dos conceitos, estes foram trabalhados através da realização de tarefas e exploração de fontes diversificadas em termos de suporte e mensagem. Com base na análise dos dados parece poder-se afirmar que os alunos desenvolveram o seu conhecimento substantivo e a sua forma de pensar a multiperspetiva-empatia histórica.This internship report describes the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS), applied in the History subject in an 8th grad class of basic school located in the city of Braga. Having observed the classes in this class of basic education, it was clear the need for a different approach to the teaching-learning process, namely with the development of concepts/ substantive contents of history and concepts of the science of history itself (meta-historical concepts). In this line, it seems important to work with the students, on their ability to put themselves in the another’s shoes, understand their values, beliefs and contexts, in this case, in the place of someone who was part of the Old Regime Society. Thus, the concept of historical multi perspective will be explored. In order to answer the leading question of this research: “How do students understand the multi perspective, having as anchor point the Old Regime society?”, questionnaires were conducted, essentially of open-ended in order to ascertain of previous ideas. As for the mastery of the concepts, these were worked through the accomplishment of tasks and exploration of diverse sources in terms of support and message. From the analysis of the data it seems that students can develop their substantive knowledge and way of thinking about historical multiperspective empathy.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoDias, Juliana Sofia Gonçalves20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65939por202366626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:32.718702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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