A política colonial no Estado Novo: visões multiperspetivadas: um estudo com alunos do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Márcia Filipa Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65938
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
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spelling A política colonial no Estado Novo: visões multiperspetivadas: um estudo com alunos do 9º anoThe colonial policy in the Estado Novo: multiperspective visions: an approach with 9th grade studentsEstado NovoEvidência históricaExplicação históricaMultiperspetivaPerspetiva históricaHistorical evidenceHistorical explanationMultiperspectiveHistorical perspectiveCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino SecundárioO relatório de estágio provém do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), realizado no Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvido no Instituto de Educação da Universidade do Minho. No sentido de desenvolvimento da vertente pedagógica e de investigação, procedeu-se a uma abordagem em torno da Política Colonial no Estado Novo, dando enfoque à multiplicidade de perspetivas e visões sobre esta problemática que não é consensual na historiografia portuguesa e ainda é um tema controverso e complicado. A implementação foi desenvolvida numa turma do 9º ano da Cidade de Braga. Procura-se responder às seguintes questões de investigação: Que tipos de ideias históricas atribuem os alunos à política colonial portuguesa no Estado Novo?; Que mecanismos intervêm na explicação histórica multiperspetivada operada pelos alunos quando contactam com fontes diversas alusivas a esta temática?; Que critérios específicos utilizam os alunos para decidir entre possíveis explicações diferentes?; Em que medida operam os alunos com a noção de provisoriedade na explicação histórica e, quando empregam uma noção deste tipo, que sentidos lhe atribuem?; Que competências terão os alunos desenvolvido ao nível da compreensão multiperspetivada a partir das atividades propostas?. Os dados foram coletados a partir de tarefas individuais, tais como questionários de ideias prévias/finais, fichas de trabalho e ficha de metacognição. Estes dados foram analisados de acordo com as técnicas da Grounded Theory. Permitem concluir que os alunos confiam e valorizam mais as fontes que são produzidas por testemunhas que tenham vivenciado um determinado acontecimento, do que aquelas que tenham sido produzidas anos mais tarde por historiadores. Reconhecem que a existência de diferentes explicações, advém dos diferentes pontos de vista dos autores das fontes. Uma percentagem pequena de alunos é capaz de reconhecer a provisoriedade da explicação histórica. Torna-se evidente a necessidade de trabalhar o conceito de multiperspetiva. A divergência de opiniões presentes na sociedade tem levado a uma constância conflitual. O ensino da História pode preparar os alunos para assumirem uma posição crítica, reflexiva e participativa na sociedade.The following report comes from the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS), accomplished at Master in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, developed at the Institute of Education of Minho University. In order to develop the pedagogical and research aspects, an approach was taken around Colonial Politics in the Estado Novo, focusing on the multiplicity of perspectives and visions on this problem that is not consensual in Portuguese historiography and is still a controversial subject. The implementation was developed in a 9th grade class from Braga City. The following research questions were answered: What kind of historical ideas do students attribute to Portuguese colonial politics in the Estado Novo?; What mechanisms intervene in the multi-perspective historical explanation operated by students when they contact diverse sources alluding to this theme?; What criteria do students use to decide between possible different explanations?; How students operate with the notion of provisionality in historical explanation and when employing such notion, what meanings do they attribute to it?; What skills did they develop in multi-perspective comprehension from the proposed activities?. This data was collected from individual tasks, such as previous/ final idea questionnaires, worksheets and metacognition form. These data were analyzed according to Grounded Theory techniques. Allow us to conclude that students trust and value sources that are produced by witnesses who have experienced a particular event more than those that were produced years later by historians. They recognize that the existence of different explanations comes from the different points of view of the source authors. A small percentage of students were able to recognize the provisionality of the historical explanation. The need to work on the concept of multi-perspective becomes evident. The divergence of opinions present in society has led to a conflicting constancy. History education can prepare students to take a critical, reflective and participatory position in society.Solé, GlóriaUniversidade do MinhoVasconcelos, Márcia Filipa Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65938por202366715info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:17.588489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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