Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Cezar Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10878
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar e se promove um bem-estar subjetivo positivo durante as aulas. Pretendemos averiguar quais os obstáculos os professores identificam, para o ensino Jiu-Jitsu, e como eles compreendem a aplicação do método lúdico, em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Durante a investigação por meio do modelo de pesquisa ação, foi aplicado um modelo lúdico de treinamento que trabalhavam conceitos fundamentais do Jiu-Jitsu com a finalidade de aferir os níveis de bem-estar subjetivo dos alunos, categorizados com a utilização de um questionário lúdico que fazia alusão a expressões faciais de neutralidade, de alegria ou insatisfação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência em docência em ambiente militar, mínimo 5 anos, com a finalidade de analisar a transcrição de seus discursos. Ficou evidenciado que os obstáculos enfrentados para o ensino de Jiu-jitsu em ambiente militar são: o baixo nível de motivação que o aluno pode ter pela obrigatoriedade, mesmo com o cansaço físico ou mental, de outras atividades militares obrigatórias, a influência dessa desmotivação em outros alunos caso o professor não seja uma figura acolhedora e motivadora e a timidez do aluno na interação com outros alunos numa atividade de tanta proximidade física. Podemos concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiujitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
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