Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10878 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar e se promove um bem-estar subjetivo positivo durante as aulas. Pretendemos averiguar quais os obstáculos os professores identificam, para o ensino Jiu-Jitsu, e como eles compreendem a aplicação do método lúdico, em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Durante a investigação por meio do modelo de pesquisa ação, foi aplicado um modelo lúdico de treinamento que trabalhavam conceitos fundamentais do Jiu-Jitsu com a finalidade de aferir os níveis de bem-estar subjetivo dos alunos, categorizados com a utilização de um questionário lúdico que fazia alusão a expressões faciais de neutralidade, de alegria ou insatisfação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência em docência em ambiente militar, mínimo 5 anos, com a finalidade de analisar a transcrição de seus discursos. Ficou evidenciado que os obstáculos enfrentados para o ensino de Jiu-jitsu em ambiente militar são: o baixo nível de motivação que o aluno pode ter pela obrigatoriedade, mesmo com o cansaço físico ou mental, de outras atividades militares obrigatórias, a influência dessa desmotivação em outros alunos caso o professor não seja uma figura acolhedora e motivadora e a timidez do aluno na interação com outros alunos numa atividade de tanta proximidade física. Podemos concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiujitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula. |
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Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarJiu-JitsulúdicoO presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar e se promove um bem-estar subjetivo positivo durante as aulas. Pretendemos averiguar quais os obstáculos os professores identificam, para o ensino Jiu-Jitsu, e como eles compreendem a aplicação do método lúdico, em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Durante a investigação por meio do modelo de pesquisa ação, foi aplicado um modelo lúdico de treinamento que trabalhavam conceitos fundamentais do Jiu-Jitsu com a finalidade de aferir os níveis de bem-estar subjetivo dos alunos, categorizados com a utilização de um questionário lúdico que fazia alusão a expressões faciais de neutralidade, de alegria ou insatisfação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência em docência em ambiente militar, mínimo 5 anos, com a finalidade de analisar a transcrição de seus discursos. Ficou evidenciado que os obstáculos enfrentados para o ensino de Jiu-jitsu em ambiente militar são: o baixo nível de motivação que o aluno pode ter pela obrigatoriedade, mesmo com o cansaço físico ou mental, de outras atividades militares obrigatórias, a influência dessa desmotivação em outros alunos caso o professor não seja uma figura acolhedora e motivadora e a timidez do aluno na interação com outros alunos numa atividade de tanta proximidade física. Podemos concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiujitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.The present work aims to investigate whether recreational practice is an auxiliary tool in the teaching of jiu-jitsu in a military environment and promotes positive subjective well-being during classes. We intend to find out what obstacles the teachers identify and how they understand the application of the ludic method, in the teaching of Jiu-Jitsu in a military environment. It is a qualitative case study, as it follows the action research model. During the investigation through the action research model, a playful training model was applied that worked on fundamental Jiu-Jitsu concepts in order to assess the students' subjective well-being levels, categorized with the use of a playful questionnaire that made allusion to facial expressions of neutrality, joy or dissatisfaction. Thirteen Jiu-Jitsu teachers with experience in teaching in a military environment of at least 5 years were interviewed, in order to analyze the transcription of their speeches. It was evidenced that the obstacles faced for teaching Jiu-jitsu in a military environment are: the low level of motivation that the student may have due to the compulsory, even with physical or mental fatigue, of other mandatory military activities, the influence of this demotivation in other students if the teacher is not a welcoming and motivating figure and the student's shyness in interacting with other students in an activity of such physical proximity. We can conclude that the ludic practice is an auxiliary tool in the teaching of jiu-jitsu, in a military environment, because it promotes an environment of positive and integrative well-being, establishing a more direct and close communication between the teacher and the student, during the class.2021-12-16T11:34:07Z2021-02-05T00:00:00Z2021-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10878porSilva, Bruno Cezar Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.319729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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