Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula. |
id |
RCAP_8b86f3be11820970a18961203654288a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-107X2022000200302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarjiu-jitsudinâmicaslúdicomilitarRESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.Edições Desafio Singular2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302Motricidade v.18 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302Silva,Bruno Cezar BarbosaLemos,Jiddu BastosAraújo Júnior,Adenilson Targino deSaavedra,Francisco José Felixinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:35Zoai:scielo:S1646-107X2022000200302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:54.657914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
spellingShingle |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar Silva,Bruno Cezar Barbosa jiu-jitsu dinâmicas lúdico militar |
title_short |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_full |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_fullStr |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_full_unstemmed |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_sort |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
author |
Silva,Bruno Cezar Barbosa |
author_facet |
Silva,Bruno Cezar Barbosa Lemos,Jiddu Bastos Araújo Júnior,Adenilson Targino de Saavedra,Francisco José Felix |
author_role |
author |
author2 |
Lemos,Jiddu Bastos Araújo Júnior,Adenilson Targino de Saavedra,Francisco José Felix |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Bruno Cezar Barbosa Lemos,Jiddu Bastos Araújo Júnior,Adenilson Targino de Saavedra,Francisco José Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jiu-jitsu dinâmicas lúdico militar |
topic |
jiu-jitsu dinâmicas lúdico militar |
description |
RESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motricidade v.18 n.2 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137350105694208 |