Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Bruno Cezar Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lemos,Jiddu Bastos, Araújo Júnior,Adenilson Targino de, Saavedra,Francisco José Felix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
id RCAP_8b86f3be11820970a18961203654288a
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2022000200302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarjiu-jitsudinâmicaslúdicomilitarRESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.Edições Desafio Singular2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302Motricidade v.18 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302Silva,Bruno Cezar BarbosaLemos,Jiddu BastosAraújo Júnior,Adenilson Targino deSaavedra,Francisco José Felixinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:35Zoai:scielo:S1646-107X2022000200302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:54.657914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
spellingShingle Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Silva,Bruno Cezar Barbosa
jiu-jitsu
dinâmicas
lúdico
militar
title_short Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_full Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_fullStr Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_full_unstemmed Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_sort Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
author Silva,Bruno Cezar Barbosa
author_facet Silva,Bruno Cezar Barbosa
Lemos,Jiddu Bastos
Araújo Júnior,Adenilson Targino de
Saavedra,Francisco José Felix
author_role author
author2 Lemos,Jiddu Bastos
Araújo Júnior,Adenilson Targino de
Saavedra,Francisco José Felix
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Bruno Cezar Barbosa
Lemos,Jiddu Bastos
Araújo Júnior,Adenilson Targino de
Saavedra,Francisco José Felix
dc.subject.por.fl_str_mv jiu-jitsu
dinâmicas
lúdico
militar
topic jiu-jitsu
dinâmicas
lúdico
militar
description RESUMO O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000200302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.18 n.2 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137350105694208