Avaliação da satisfação dos clientes: o caso da Multimoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiana Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41017
Resumo: Com o crescente aumento da concorrência no mercado automóvel, cada vez mais as organizações se preocupam, mais do que oferecer apenas produtos bons, em oferecer um serviço de qualidade, uma experiência como um todo. Dessa forma, e conforme apresentado na literatura, a qualidade dos serviços é um tema com cada vez mais relevância para as organizações já que, maiores níveis de qualidade geram, de forma generalizada, um maior grau de satisfação dos clientes e, consequentemente, uma maior fidelização e compromisso com a organização. Posto isto, a satisfação dos clientes demonstra ser, cada vez mais, uma preocupação das organizações. Nesse sentido, nota-se um esforço acrescido por parte das mesmas em avaliar a satisfação dos seus clientes, tendo em vista a melhoria do serviço prestado, que vá ao encontro das suas expectativas e exigências. Assim, considerou-se pertinente avaliar a qualidade do serviço prestado pela Multimoto e avaliar a satisfação dos seus clientes face a esses mesmos serviços, através de instrumentos de avaliação da satisfação do cliente, por forma a conseguir identificar os pontos fortes e fracos da organização, tendo em vista uma melhoria do serviço prestado. Para isso, foi construído um inquérito por questionário, baseado no modelo SERVPERF, passado a todos os clientes da Multimoto, em Portugal e Espanha, tendo sido obtida uma amostra de 135 concessionários que se dispuseram a participar no estudo. Os principais resultados do estudo revelam que, de forma global, os clientes da Multimoto estão satisfeitos com o serviço prestado pela organização. Acerca da análise individual realizada às variáveis em estudo, por um lado, os clientes mais satisfeitos são aqueles que apresentam uma idade de concessão compreendida entre os 5 e os 10 anos, com representação de mais do que três marcas, com um volume de faturação compreendido entre os 20.000€ e os 100.000€, pertencentes à Região Sul de Portugal, e pertencente ao mercado português. Por outro lado, os clientes que apresentam um menor nível de satisfação são aqueles que apresentam uma idade de concessão compreendida entre os 10 e os 15 anos, com três marcas de veículos, com um volume de faturação superior a 1.000.000€, pertencentes à Região 2 (Espanha) e pertencente ao mercado espanhol. Considera-se assim que o estudo realizado revelou ser bastante útil para a Multimoto, não só na identificação de aspetos a melhorar para atingir um serviço de excelência, como também foi desenvolvido e testado um instrumento válido para medir a satisfação dos clientes da Multimoto, pelo que será uma mais-valia para organização, tendo sido esta a principal contribuição da elaboração do presente estudo.
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Assim, considerou-se pertinente avaliar a qualidade do serviço prestado pela Multimoto e avaliar a satisfação dos seus clientes face a esses mesmos serviços, através de instrumentos de avaliação da satisfação do cliente, por forma a conseguir identificar os pontos fortes e fracos da organização, tendo em vista uma melhoria do serviço prestado. Para isso, foi construído um inquérito por questionário, baseado no modelo SERVPERF, passado a todos os clientes da Multimoto, em Portugal e Espanha, tendo sido obtida uma amostra de 135 concessionários que se dispuseram a participar no estudo. Os principais resultados do estudo revelam que, de forma global, os clientes da Multimoto estão satisfeitos com o serviço prestado pela organização. Acerca da análise individual realizada às variáveis em estudo, por um lado, os clientes mais satisfeitos são aqueles que apresentam uma idade de concessão compreendida entre os 5 e os 10 anos, com representação de mais do que três marcas, com um volume de faturação compreendido entre os 20.000€ e os 100.000€, pertencentes à Região Sul de Portugal, e pertencente ao mercado português. Por outro lado, os clientes que apresentam um menor nível de satisfação são aqueles que apresentam uma idade de concessão compreendida entre os 10 e os 15 anos, com três marcas de veículos, com um volume de faturação superior a 1.000.000€, pertencentes à Região 2 (Espanha) e pertencente ao mercado espanhol. Considera-se assim que o estudo realizado revelou ser bastante útil para a Multimoto, não só na identificação de aspetos a melhorar para atingir um serviço de excelência, como também foi desenvolvido e testado um instrumento válido para medir a satisfação dos clientes da Multimoto, pelo que será uma mais-valia para organização, tendo sido esta a principal contribuição da elaboração do presente estudo.With the growing competition in the automotive market, organizations are increasingly concerned with offering a quality service, an experience as a whole, rather than just good products. As the literature shows, service quality is an increasingly important issue for organizations, since higher levels of quality generally generate a higher level of customer satisfaction and, consequently, greater loyalty and commitment to the organization. That said, customer satisfaction is increasingly becoming a concern for organizations. In this sense, there is an increased effort on their part to assess customer satisfaction, with a view to improving the service provided to meet their expectations and demands. It was therefore considered pertinent to evaluate the quality of the service provided by Multimoto and to assess the satisfaction of its customers with these services, using customer satisfaction assessment tools, in order to identify the organization's strengths and weaknesses with a view to improving the service provided. To this end, a questionnaire survey based on the SERVPERF model was sent to all Multimoto's customers in Portugal and Spain, and a sample of 135 dealers who were willing to take part in the study was obtained. The main results of the study show that, overall, Multimoto's customers are satisfied with the service provided by the organization. About the individual analysis carried out on the variables under study,on the one hand, the most satisfied customers are those with a dealership age of between 5 and 10 years, representing more than three brands, with a turnover of between €20,000 and €100,000, belonging to the Southern Region of Portugal, and belonging to the Portuguese market. On the other hand, the customers with the lowest level of satisfaction are those with a concession age of between 10 and 15 years, with three brands of vehicles, with a turnover of more than €1,000,000, belonging to Region 2 (Spain) and belonging to the Spanish market. It is therefore considered that the study carried out proved to be very useful for Multimoto, not only in identifying aspects to improve in order to achieve a service of excellence, but also in developing and testing a valid instrument to measure the satisfaction of Multimoto's customers, which will be an added value for the organization, and this was the main contribution of this study.2024-03-11T11:22:26Z2023-12-20T00:00:00Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41017porDias, Cristiana Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:47:42Zoai:ria.ua.pt:10773/41017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:08.349912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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