A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145
Resumo: As redes sociais, poderosas plataformas de relacionamento, captação e fidelização de clientes, nomeadamente o TripAdvisor, o Facebook e o Instagram ou a Blogosfera, estão a influenciar novos comportamentos do consumidor, obrigando a novas práticas em comunicação turística. Frente a esta realidade, as estratégias e ferramentas de comunicação e marketing tradicionais dos destinos turísticos mostram-se menos efetivas e a mudança envolve não só o como e quando se comunica, mas também o quê. Neste artigo analisamos, enquanto estudo de caso, a estratégia de comunicação e redes sociais de Tenerife. Como estará a reagir um dos destinos mais consolidados do mundo, à mudança de paradigma em comunicação turística?
id RCAP_177225bd21cc307e4705f20987eaa44f
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de TenerifeSocial Media as an opportunity for tourism destinations: The case of TenerifeComunicação de destino turístico; turismo de Tenerife; redes sociais; turismo 2.0; estratégia de comunicação online em turismo; EspanhaCommunication of tourist destination; Tenerife tourism; social media; tourism 2.0; online tourism communication strategy; SpainAs redes sociais, poderosas plataformas de relacionamento, captação e fidelização de clientes, nomeadamente o TripAdvisor, o Facebook e o Instagram ou a Blogosfera, estão a influenciar novos comportamentos do consumidor, obrigando a novas práticas em comunicação turística. Frente a esta realidade, as estratégias e ferramentas de comunicação e marketing tradicionais dos destinos turísticos mostram-se menos efetivas e a mudança envolve não só o como e quando se comunica, mas também o quê. Neste artigo analisamos, enquanto estudo de caso, a estratégia de comunicação e redes sociais de Tenerife. Como estará a reagir um dos destinos mais consolidados do mundo, à mudança de paradigma em comunicação turística?Social media are powerful platforms for relating to, capturing and establishing loyalty relationships with clients. Platforms such as TripAdvisor, Facebook, Instagram or the Blogosphere are influencing new consumer behaviours and obligating new practices in tourism communication. In the light of this, the traditional marketing and communication tools and strategies of tourism destinations are becoming less effective, and the change involves not only how and when but also what to communicate. In this paper, we analyse the communication and social media strategy of Tenerife as a case study. How is one of the most consolidated tourism destinations in the world reacting to the changes in the tourism communication paradigm?Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 80-106Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 80-1062182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145/193Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras2024-01-27T07:45:52Zoai:ojs.dosalgarves:article/145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.604175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
Social Media as an opportunity for tourism destinations: The case of Tenerife
title A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
spellingShingle A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
Wichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
Comunicação de destino turístico; turismo de Tenerife; redes sociais; turismo 2.0; estratégia de comunicação online em turismo; Espanha
Communication of tourist destination; Tenerife tourism; social media; tourism 2.0; online tourism communication strategy; Spain
title_short A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
title_full A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
title_fullStr A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
title_full_unstemmed A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
title_sort A potencialidade das redes sociais na promoção de destinos turísticos: O caso de Tenerife
author Wichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
author_facet Wichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wichels, Susana; Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de destino turístico; turismo de Tenerife; redes sociais; turismo 2.0; estratégia de comunicação online em turismo; Espanha
Communication of tourist destination; Tenerife tourism; social media; tourism 2.0; online tourism communication strategy; Spain
topic Comunicação de destino turístico; turismo de Tenerife; redes sociais; turismo 2.0; estratégia de comunicação online em turismo; Espanha
Communication of tourist destination; Tenerife tourism; social media; tourism 2.0; online tourism communication strategy; Spain
description As redes sociais, poderosas plataformas de relacionamento, captação e fidelização de clientes, nomeadamente o TripAdvisor, o Facebook e o Instagram ou a Blogosfera, estão a influenciar novos comportamentos do consumidor, obrigando a novas práticas em comunicação turística. Frente a esta realidade, as estratégias e ferramentas de comunicação e marketing tradicionais dos destinos turísticos mostram-se menos efetivas e a mudança envolve não só o como e quando se comunica, mas também o quê. Neste artigo analisamos, enquanto estudo de caso, a estratégia de comunicação e redes sociais de Tenerife. Como estará a reagir um dos destinos mais consolidados do mundo, à mudança de paradigma em comunicação turística?
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/145/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 80-106
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 80-106
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066927259648