Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Célia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Aurélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8205
Resumo: A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.
id RCAP_23c7b9be6141015f557b902ebcce627a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtualOnline information Impact in the virtual destination image formatione-turismoDestino turístico onlineImagem destino virtualExperiência virtualTurismo virtual onlinee-tourismVirtual tourism destinationVirtual image destinationVirtual experienceOnline virtual tourismA influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.The influence of the destination image in the decision process and choice of destination by tourists is transverse to its intangible nature. Recent studies expand and modify the conventional image constructs specifying information sources transmitted through the internet. The scenario resulting from the literature review allows us to understand the importance of experience for touristic activity and theoretical proposition of virtual tourism as "virtual tourist experience", its determinants and its implications for the overall image destination formation. This study presents a literature review base to the empiric research proposal whose general objective comprises the analysis of the influence of factors, such as interactivity, in online communication and contact with virtual tourism experiences online in image destination formation and image destination.Universidade do AlgarveIC-OnlineRafael, CéliaAlmeida, Aurélia2023-03-13T15:34:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8205porRafael, C., & Almeida, A. (2014). Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 23, 27-50.2182-5580info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:58.911395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
Online information Impact in the virtual destination image formation
title Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
spellingShingle Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
Rafael, Célia
e-turismo
Destino turístico online
Imagem destino virtual
Experiência virtual
Turismo virtual online
e-tourism
Virtual tourism destination
Virtual image destination
Virtual experience
Online virtual tourism
title_short Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_full Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_fullStr Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_full_unstemmed Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_sort Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
author Rafael, Célia
author_facet Rafael, Célia
Almeida, Aurélia
author_role author
author2 Almeida, Aurélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Célia
Almeida, Aurélia
dc.subject.por.fl_str_mv e-turismo
Destino turístico online
Imagem destino virtual
Experiência virtual
Turismo virtual online
e-tourism
Virtual tourism destination
Virtual image destination
Virtual experience
Online virtual tourism
topic e-turismo
Destino turístico online
Imagem destino virtual
Experiência virtual
Turismo virtual online
e-tourism
Virtual tourism destination
Virtual image destination
Virtual experience
Online virtual tourism
description A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-03-13T15:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8205
url http://hdl.handle.net/10400.8/8205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rafael, C., & Almeida, A. (2014). Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 23, 27-50.
2182-5580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137001729949696