O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laura Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8673
Resumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular na empresa Megapublicidade, a partir do qual se equacionou a utilização de Metodologias Ágeis para otimização do processo de Design, utilizando métodos que pudessem agilizar o processo de trabalho bem como a produtividade da equipa, impulsionando uma maior organização e rapidez na conceção dos projetos, respondendo às necessidades dos clientes. Procurou-se compreender o fluxo de trabalho da Megapublicidade através dos projetos desenvolvidos em contexto de estágio, e avaliar se de facto, este projeto investigativo contribui para a otimização dos processos de design. A realização do estágio teve como principal objetivo a entrada no mercado de trabalho, adquirindo experiência a nível profissional e também pessoal. Conquistando novas aprendizagens e autoconhecimento através da interação com a equipa profissional, desenvolvimento de projetos reais e do contacto com o cliente. Para este estudo foram selecionadas as metodologias intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase aplica-se a metodologia não intervencionista dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema com base em livros, relatórios ou outros documentos defendidos por diversos autores. Numa segunda fase aplica-se a metodologia intervencionista, a investigação ativa, onde se desenvolve o estágio na Megapublicidade, realizando diversos projetos de design gráfico. Através da avaliação do enquadramento teórico, da experiência na Megapublicidade e do objeto de estudo, procurou-se comparar os métodos ágeis ao fluxo de trabalho da empresa e de que forma poderiam ser melhorados. Com base nas suas semelhanças, foram criados princípios orientadores para o processo de desgin, procurando comprovar a relevância e importância desta investigação.
id RCAP_177fc4a9ba3b90bf0108afbee74c4974
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidadeDesign de comunicaçãoDesign gráficoMetodologias agéisMegapublicidadeCommunication designGraphic designAgile methodologiesMegapublicidadeDomínio/Área Científica : HumanidadesA presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular na empresa Megapublicidade, a partir do qual se equacionou a utilização de Metodologias Ágeis para otimização do processo de Design, utilizando métodos que pudessem agilizar o processo de trabalho bem como a produtividade da equipa, impulsionando uma maior organização e rapidez na conceção dos projetos, respondendo às necessidades dos clientes. Procurou-se compreender o fluxo de trabalho da Megapublicidade através dos projetos desenvolvidos em contexto de estágio, e avaliar se de facto, este projeto investigativo contribui para a otimização dos processos de design. A realização do estágio teve como principal objetivo a entrada no mercado de trabalho, adquirindo experiência a nível profissional e também pessoal. Conquistando novas aprendizagens e autoconhecimento através da interação com a equipa profissional, desenvolvimento de projetos reais e do contacto com o cliente. Para este estudo foram selecionadas as metodologias intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase aplica-se a metodologia não intervencionista dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema com base em livros, relatórios ou outros documentos defendidos por diversos autores. Numa segunda fase aplica-se a metodologia intervencionista, a investigação ativa, onde se desenvolve o estágio na Megapublicidade, realizando diversos projetos de design gráfico. Através da avaliação do enquadramento teórico, da experiência na Megapublicidade e do objeto de estudo, procurou-se comparar os métodos ágeis ao fluxo de trabalho da empresa e de que forma poderiam ser melhorados. Com base nas suas semelhanças, foram criados princípios orientadores para o processo de desgin, procurando comprovar a relevância e importância desta investigação.Abstract : This research aims to describe and analyze a curricular internship in the Megapublicidade company, from which the use of Agile Methodologies was considered to optimize the design process, using methods that could streamline the work process as well as the team's productivity, driving greater organization and speed in project design, responding to customer needs. Looked for understand the workflow of Megapublicidade through the projects developed in the internship context, and to evaluate if in fact, this investigative project contributes to the optimization of the design processes. The main objective of this internship was to enter the labor market, acquiring experience at a professional and personal level. Conquering new learning and selfknowledge through the interaction with the professional team, development of real projects and contact with the client. For this study, the interventionist and non-interventionist methodologies were selected, with a qualitative basis. In the first phase, the non-interventionist methodology was applied, dedicated to the analysis and collection of information on the theme based on books, reports or other documents defended by several authors. In a second phase, the interventionist methodology - active research - is applied, where the internship at Megapublicidade is developed, carrying out several graphic design projects. Through the evaluation of the theoretical framework, the experience in Megapublicidade and the object of study, it was sought to compare the agile methods to the company's workflow and how they could be improved. Based on their similarities, guiding principles were created for the desgin process, seeking to prove the relevance and importance of this research.Neves, João Vasco MatosCastro, Isabel Lopes deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Laura Costa2023-10-13T15:06:01Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8673TID:203366875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:46:03Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:35.840585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
title O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
spellingShingle O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
Oliveira, Laura Costa
Design de comunicação
Design gráfico
Metodologias agéis
Megapublicidade
Communication design
Graphic design
Agile methodologies
Megapublicidade
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
title_full O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
title_fullStr O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
title_full_unstemmed O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
title_sort O uso das metodologias ágeis para otimização do processo de design: caso de estudo megapublicidade
author Oliveira, Laura Costa
author_facet Oliveira, Laura Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, João Vasco Matos
Castro, Isabel Lopes de
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Laura Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Design gráfico
Metodologias agéis
Megapublicidade
Communication design
Graphic design
Agile methodologies
Megapublicidade
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Design de comunicação
Design gráfico
Metodologias agéis
Megapublicidade
Communication design
Graphic design
Agile methodologies
Megapublicidade
Domínio/Área Científica : Humanidades
description A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular na empresa Megapublicidade, a partir do qual se equacionou a utilização de Metodologias Ágeis para otimização do processo de Design, utilizando métodos que pudessem agilizar o processo de trabalho bem como a produtividade da equipa, impulsionando uma maior organização e rapidez na conceção dos projetos, respondendo às necessidades dos clientes. Procurou-se compreender o fluxo de trabalho da Megapublicidade através dos projetos desenvolvidos em contexto de estágio, e avaliar se de facto, este projeto investigativo contribui para a otimização dos processos de design. A realização do estágio teve como principal objetivo a entrada no mercado de trabalho, adquirindo experiência a nível profissional e também pessoal. Conquistando novas aprendizagens e autoconhecimento através da interação com a equipa profissional, desenvolvimento de projetos reais e do contacto com o cliente. Para este estudo foram selecionadas as metodologias intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase aplica-se a metodologia não intervencionista dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema com base em livros, relatórios ou outros documentos defendidos por diversos autores. Numa segunda fase aplica-se a metodologia intervencionista, a investigação ativa, onde se desenvolve o estágio na Megapublicidade, realizando diversos projetos de design gráfico. Através da avaliação do enquadramento teórico, da experiência na Megapublicidade e do objeto de estudo, procurou-se comparar os métodos ágeis ao fluxo de trabalho da empresa e de que forma poderiam ser melhorados. Com base nas suas semelhanças, foram criados princípios orientadores para o processo de desgin, procurando comprovar a relevância e importância desta investigação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13T15:06:01Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8673
TID:203366875
url http://hdl.handle.net/10400.11/8673
identifier_str_mv TID:203366875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133619164282880