“A Psicologia Psi-Cola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque da Silva, Davi Cavalcante
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.17163
Resumo: Um velho orfanato da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no vale do café do estado do Rio de Janeiro, criado no Brasil durante a ditadura de Getúlio Vargas, é desenterrado para se pensar o presente das práticas psicológicas na educação. Na perspectiva dos estudos Foucaultianos, alicerçamos uma ontologia histórica entre espaços disciplinares do passado e redes de segurança do agora. Desse entrecruzar dos governos da infância em dois tempos, conceituo pré-crime – da ficção científica de Phillip Kindred Dick – na educação e devir-órfão. Dois estudos de casos de autismo e de infração apontam-nos uma “psicolagem” tutelar dos corpos que nos faculta vislumbrar uma psicologia crítica a do presente. Nos termos de uma Hermenêutica do sujeito (Foucault, 2014a), empreende-se neste trabalho uma psicologia do cuidado de si como prática de liberdade, cujo olhar seja de reflexão sobre a memória ao mesmo tempo que de atitude para com o devir.
id RCAP_1782dd20f5a1abc58c21f655bcf2cd27
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A Psicologia Psi-Cola”“Psicología Psi-Collage”“A Psicologia Psi-Cola”Other articlesUm velho orfanato da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no vale do café do estado do Rio de Janeiro, criado no Brasil durante a ditadura de Getúlio Vargas, é desenterrado para se pensar o presente das práticas psicológicas na educação. Na perspectiva dos estudos Foucaultianos, alicerçamos uma ontologia histórica entre espaços disciplinares do passado e redes de segurança do agora. Desse entrecruzar dos governos da infância em dois tempos, conceituo pré-crime – da ficção científica de Phillip Kindred Dick – na educação e devir-órfão. Dois estudos de casos de autismo e de infração apontam-nos uma “psicolagem” tutelar dos corpos que nos faculta vislumbrar uma psicologia crítica a do presente. Nos termos de uma Hermenêutica do sujeito (Foucault, 2014a), empreende-se neste trabalho uma psicologia do cuidado de si como prática de liberdade, cujo olhar seja de reflexão sobre a memória ao mesmo tempo que de atitude para com o devir.An old orphanage in the city of Engenheiro Paulo de Frontin, in the coffee valley of the state of Rio de Janeiro, created in Brazil during the Getulio Vargas dictatorship, is unearthed to think about the present of psychological practices in education. From the perspective of Foucaultian studies, we ground a historical ontology between disciplinary spaces of the past and safety nets of the now. From this intersection of two-time childhood governments, I conceptualize pre-crime – from Phillip Kindred Dick's science fiction – in education and becoming orphan. Two case studies of autism and infraction point to a tutelary “psycholage” of bodies that enables us to glimpse a critical psychology of the present. In terms of a Hermeneutics of the subject (Foucault, 2014a), this work undertakes a psychology of self-care as a practice of freedom, whose gaze is a reflection on memory at the same time as an attitude towards becoming.Un antiguo orfanato en la ciudad de Engenheiro Paulo de Frontin, en el valle cafetero del estado de Río de Janeiro, creado en Brasil durante la dictadura de Getúlio Vargas, es desenterrado para pensar sobre el presente de las prácticas psicológicas en la educación. Desde la perspectiva de los estudios de Foucault, hemos construido una ontología histórica entre espacios disciplinarios en el pasado y redes de seguridad en el presente. Desde esta intersección de los gobiernos de la infancia en dos etapas, conceptúo pré-crimen – de la película de ciencia ficción de Phillip Kindred Dick–, en educación y devenir-huérfano. Dos estudios de caso de autismo e infracción apuntan a un “psiencolado” tutelar de los cuerpos que nos permite vislumbrar una psicología que critica el presente. En términos de una hermenéutica del tema (Foucault, 2014a), este trabajo utiliza una psicología del autocuidado como una práctica de libertad, cuya visión es reflexionar sobre la memoria al mismo tiempo que sobre la actitud hacia el devenir.Un vieil orphelinat-école de la ville d'Engenheiro Paulo deFrontin, dans la vallée du café de l'état de Rio de Janeiro, etcréé au Brésil pendant l'appel ère dictatorial de GetúlioVargas, est creusé pour penser le présent des politiqueslocales d'éducation publique. Voici une ontologie historique(Foucault) des pratiques pédagogiques entre les espacesdisciplinaires du passé et les filets de sécurité del'aujourd'hui. De cet entrelacement des logiques de soins etdu gouvernement de l'Infania/jeunesse en deux temps, nousavons l'invention des concepts de dispositif de pré-criminalité,-ce basé sur la littérature de science-fiction dePhillip Kindred Dick (2002 [1956])-, et de devir-orphelin. Cedernier fait référence à la manière de soigner et de corrigerles étudiants qui ne changent pas fondamentalement dansleur programmation médicale et/ou judiciaire en tant quetutelle des corps dans les établissements d'enseignement,passant par la période dictatoriale de 1964-1985 et parRedémocratisation, jusqu'à présent. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.17163por2182-96402182-8474Roque da Silva, Davi Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:54.064960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A Psicologia Psi-Cola”
“Psicología Psi-Collage”
“A Psicologia Psi-Cola”
title “A Psicologia Psi-Cola”
spellingShingle “A Psicologia Psi-Cola”
Roque da Silva, Davi Cavalcante
Other articles
title_short “A Psicologia Psi-Cola”
title_full “A Psicologia Psi-Cola”
title_fullStr “A Psicologia Psi-Cola”
title_full_unstemmed “A Psicologia Psi-Cola”
title_sort “A Psicologia Psi-Cola”
author Roque da Silva, Davi Cavalcante
author_facet Roque da Silva, Davi Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque da Silva, Davi Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Other articles
topic Other articles
description Um velho orfanato da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no vale do café do estado do Rio de Janeiro, criado no Brasil durante a ditadura de Getúlio Vargas, é desenterrado para se pensar o presente das práticas psicológicas na educação. Na perspectiva dos estudos Foucaultianos, alicerçamos uma ontologia histórica entre espaços disciplinares do passado e redes de segurança do agora. Desse entrecruzar dos governos da infância em dois tempos, conceituo pré-crime – da ficção científica de Phillip Kindred Dick – na educação e devir-órfão. Dois estudos de casos de autismo e de infração apontam-nos uma “psicolagem” tutelar dos corpos que nos faculta vislumbrar uma psicologia crítica a do presente. Nos termos de uma Hermenêutica do sujeito (Foucault, 2014a), empreende-se neste trabalho uma psicologia do cuidado de si como prática de liberdade, cujo olhar seja de reflexão sobre a memória ao mesmo tempo que de atitude para com o devir.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.17163
url https://doi.org/10.25749/sis.17163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130455983783936