Inclusão:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Benvinda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41195
Resumo: Este relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.
id RCAP_1782f608533a98663a62d5498dde1044
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão:estratégias e perspetivas dos professoresDecreto-Lei 54/2018Educação InclusivaDocentesEstratégiasRecursosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.Nogueira, ClementinaRepositório ComumGil, Benvinda2022-06-25T14:45:34Z2022-04-072022-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41195TID:203026764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.406850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão:
estratégias e perspetivas dos professores
title Inclusão:
spellingShingle Inclusão:
Gil, Benvinda
Decreto-Lei 54/2018
Educação Inclusiva
Docentes
Estratégias
Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inclusão:
title_full Inclusão:
title_fullStr Inclusão:
title_full_unstemmed Inclusão:
title_sort Inclusão:
author Gil, Benvinda
author_facet Gil, Benvinda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Clementina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Benvinda
dc.subject.por.fl_str_mv Decreto-Lei 54/2018
Educação Inclusiva
Docentes
Estratégias
Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Decreto-Lei 54/2018
Educação Inclusiva
Docentes
Estratégias
Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-25T14:45:34Z
2022-04-07
2022-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41195
TID:203026764
url http://hdl.handle.net/10400.26/41195
identifier_str_mv TID:203026764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918093045760