Inclusão:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41195 |
Resumo: | Este relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão. |
id |
RCAP_1782f608533a98663a62d5498dde1044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão:estratégias e perspetivas dos professoresDecreto-Lei 54/2018Educação InclusivaDocentesEstratégiasRecursosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.Nogueira, ClementinaRepositório ComumGil, Benvinda2022-06-25T14:45:34Z2022-04-072022-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41195TID:203026764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.406850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão: estratégias e perspetivas dos professores |
title |
Inclusão: |
spellingShingle |
Inclusão: Gil, Benvinda Decreto-Lei 54/2018 Educação Inclusiva Docentes Estratégias Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Inclusão: |
title_full |
Inclusão: |
title_fullStr |
Inclusão: |
title_full_unstemmed |
Inclusão: |
title_sort |
Inclusão: |
author |
Gil, Benvinda |
author_facet |
Gil, Benvinda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Clementina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Benvinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decreto-Lei 54/2018 Educação Inclusiva Docentes Estratégias Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Decreto-Lei 54/2018 Educação Inclusiva Docentes Estratégias Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-25T14:45:34Z 2022-04-07 2022-04-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41195 TID:203026764 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41195 |
identifier_str_mv |
TID:203026764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918093045760 |