O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3134 |
Resumo: | Em 2018, o enquadramento normativo para as necessidades educativas especiais sofreu novamente alterações com a aprovação do Decreto-Lei n.º 54/2018, que veio “reorganizar” o mundo das escolas com o novo paradigma da educação inclusiva. O presente decreto-lei surgiu para estabelecer as normas e os princípios que garantem a inclusão, visando “responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (art. º1.º), afastando a conceção de que é necessário categorizar para intervir. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes, mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas também traz consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram para toda a vida. Assim, é necessário realizar uma intervenção precoce e fornecer ferramentas inovadoras que permitam aos professores trabalhar com estas crianças. Neste projeto de investigação adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa. Tendo por base o objetivo do estudo, nomeadamente, indagar sobre o impacto que os jogos lúdico-desportivos podem ter na estimulação cognitiva de crianças com PAE, foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: a observação direta, com recurso a um diário de bordo e a entrevista, permitindo assim o cruzamento de dados. Da análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que os jogos lúdico desportivos podem ser uma boa ferramenta para trabalhar a estimulação cognitiva, nomeadamente a memória, atenção e inibição. Este trabalho apesar de conclusivo para esta amostra de estudo, está aquém do ponto de vista daquilo que ainda pode ser realizado, no entanto é incentivador e abre caminho para futuras investigações. |
id |
RCAP_1b0218a994b255aaccab173ba3e5c983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAEEducação InclusivaDecreto-Lei nº54/2018Perturbação de aprendiza em específica (PAE)DislexiaEm 2018, o enquadramento normativo para as necessidades educativas especiais sofreu novamente alterações com a aprovação do Decreto-Lei n.º 54/2018, que veio “reorganizar” o mundo das escolas com o novo paradigma da educação inclusiva. O presente decreto-lei surgiu para estabelecer as normas e os princípios que garantem a inclusão, visando “responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (art. º1.º), afastando a conceção de que é necessário categorizar para intervir. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes, mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas também traz consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram para toda a vida. Assim, é necessário realizar uma intervenção precoce e fornecer ferramentas inovadoras que permitam aos professores trabalhar com estas crianças. Neste projeto de investigação adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa. Tendo por base o objetivo do estudo, nomeadamente, indagar sobre o impacto que os jogos lúdico-desportivos podem ter na estimulação cognitiva de crianças com PAE, foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: a observação direta, com recurso a um diário de bordo e a entrevista, permitindo assim o cruzamento de dados. Da análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que os jogos lúdico desportivos podem ser uma boa ferramenta para trabalhar a estimulação cognitiva, nomeadamente a memória, atenção e inibição. Este trabalho apesar de conclusivo para esta amostra de estudo, está aquém do ponto de vista daquilo que ainda pode ser realizado, no entanto é incentivador e abre caminho para futuras investigações.2022-06-14T08:19:24Z2021-01-01T00:00:00Z2021bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3134porMendes, Denise Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:59:12Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:59:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
title |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
spellingShingle |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE Mendes, Denise Nogueira Educação Inclusiva Decreto-Lei nº54/2018 Perturbação de aprendiza em específica (PAE) Dislexia |
title_short |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
title_full |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
title_fullStr |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
title_full_unstemmed |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
title_sort |
O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE |
author |
Mendes, Denise Nogueira |
author_facet |
Mendes, Denise Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Denise Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Decreto-Lei nº54/2018 Perturbação de aprendiza em específica (PAE) Dislexia |
topic |
Educação Inclusiva Decreto-Lei nº54/2018 Perturbação de aprendiza em específica (PAE) Dislexia |
description |
Em 2018, o enquadramento normativo para as necessidades educativas especiais sofreu novamente alterações com a aprovação do Decreto-Lei n.º 54/2018, que veio “reorganizar” o mundo das escolas com o novo paradigma da educação inclusiva. O presente decreto-lei surgiu para estabelecer as normas e os princípios que garantem a inclusão, visando “responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (art. º1.º), afastando a conceção de que é necessário categorizar para intervir. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes, mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas também traz consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram para toda a vida. Assim, é necessário realizar uma intervenção precoce e fornecer ferramentas inovadoras que permitam aos professores trabalhar com estas crianças. Neste projeto de investigação adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa. Tendo por base o objetivo do estudo, nomeadamente, indagar sobre o impacto que os jogos lúdico-desportivos podem ter na estimulação cognitiva de crianças com PAE, foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: a observação direta, com recurso a um diário de bordo e a entrevista, permitindo assim o cruzamento de dados. Da análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que os jogos lúdico desportivos podem ser uma boa ferramenta para trabalhar a estimulação cognitiva, nomeadamente a memória, atenção e inibição. Este trabalho apesar de conclusivo para esta amostra de estudo, está aquém do ponto de vista daquilo que ainda pode ser realizado, no entanto é incentivador e abre caminho para futuras investigações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-06-14T08:19:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3134 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543309723172864 |