O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Anabela Coelho de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15702
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência
id RCAP_d1d7d8d1108ab694e5535615906cf3ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusãoDecreto-Lei nº 54/2018Escola InclusivaCentro de Apoio à AprendizagemPerceções docentesDecree-Law nº54/2018Inclusive schoolTeacher perceptionsLearning support centerDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – ramo de Problemas de Cognição e MultideficiênciaEm 2018, novas orientações na política educativa foram introduzidas no nosso país, o Decreto-Lei nº54/2018, propondo mudanças que geraram desafios e novas perspetivas nas práticas dos professores do 1º ciclo e de educação especial. Tendo em conta a pergunta de partida - Qual a perceção dos agentes educativos de um agrupamento de escolas sobre as práticas desenvolvidas no centro de apoio à aprendizagem no processo de promoção da inclusão dos alunos (1ºciclo)? - definiu-se o seguinte objetivo geral: Conhecer a perceção dos agentes educativos de um Agrupamento de escolas sobre as práticas desenvolvidas pelo Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA-1ºciclo) e a contribuição dessas práticas para o processo de inclusão dos alunos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e recorre à metodologia qualitativa, tomando a forma de um estudo de caso. Foram feitas entrevistas a docentes do 1ºciclo, docentes de educação especial colocados no CAA, à coordenadora de educação especial e ao diretor do agrupamento de escolas. Os resultados destacam contributos positivos fragilidades e atribuídos pelos participantes aos novos diplomas legais, ao processo de inclusão no Agrupamento de Escolas e ao CAA. Conclui-se que os docentes demonstram uma perspetiva a favor da inclusão escolar e que procuram desenvolver práticas a fim de dar respostas adequadas e eficazes aos alunos com necessidades/situações problemáticas graves. A análise dos resultados permite ainda concluir que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir práticas eficazes no CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos. PalavrasABSTRACT In 2018, new guidelines in educational policy were introduced in our country, the Decree-Law nº54/2018, proposing changes that generated challenges and new perspectives in teaching in primary school and with children with special needs. Getting into the starting question - What is the perception of the educational agents in our school environment about the practices developed in the learning of the process of promoting the inclusion of students (primary school)? The following general objective was defined: we want to check the perception of educational agents in our school environment on the practices developed by the Learning Support Center (CAA - primary school) and the contribution of these practices in the process of inclusion of these Kind of students. The study is part of the interpretive paradigm and uses qualitative methodology, taking the form of a case study. Interviews were made with primary school teachers, that work with children with special needs, the teacher that coordinates this center (CAA) and the director of the school cluster. The results are positive contributions, and weaknesses attributed by the participants to the new legal diplomas, in the process of inclusion in the Agrupamento de Escolas and the CAA. We concluded that teachers demonstrate a perspective in favor of school inclusion and that they are still seeking to develop practices in order to provide adequate and effective responses to students with serious needs and serious problematic situations. The analysis of the results also allows us to conclude that collaborative work between teachers is essential to ensure effective practices in the CAA and to achieve its ultimate goal, which is the educational success of students.Leite, TeresaRCIPLCordeiro, Anabela Coelho de Oliveira2023-02-24T09:59:09Z2022-12-292022-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15702TID:203189523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:19.817581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
title O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
spellingShingle O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
Cordeiro, Anabela Coelho de Oliveira
Decreto-Lei nº 54/2018
Escola Inclusiva
Centro de Apoio à Aprendizagem
Perceções docentes
Decree-Law nº54/2018
Inclusive school
Teacher perceptions
Learning support center
title_short O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
title_full O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
title_fullStr O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
title_full_unstemmed O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
title_sort O centro de apoio à aprendizagem no processo de inclusão
author Cordeiro, Anabela Coelho de Oliveira
author_facet Cordeiro, Anabela Coelho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Anabela Coelho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Decreto-Lei nº 54/2018
Escola Inclusiva
Centro de Apoio à Aprendizagem
Perceções docentes
Decree-Law nº54/2018
Inclusive school
Teacher perceptions
Learning support center
topic Decreto-Lei nº 54/2018
Escola Inclusiva
Centro de Apoio à Aprendizagem
Perceções docentes
Decree-Law nº54/2018
Inclusive school
Teacher perceptions
Learning support center
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
2022-12-29T00:00:00Z
2023-02-24T09:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15702
TID:203189523
url http://hdl.handle.net/10400.21/15702
identifier_str_mv TID:203189523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506019786752