Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Carolina de Jesus Soares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Célia, Sousa, Marina, Caldeira, Suzana Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3698
Resumo: Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.
id RCAP_1788a49aa29ace59d7a2ae0971eb0adc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisKeep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills programAdolescentesVergonha ExternaAprendizagemAdolescentsOther ShameInterventionLearningTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.Este estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.ABSTRACT: This study aims to assess the suitability and relevance of an intervention in adolescents at the level of other shame. This intervention is part of a socio-emotional skills program entitled "Alinha com a Vida" for the promotion of Emotional Intelligence. The study sample is composed of 229 students, attending the 8th grade. The research is qualitative, with the collection and analysis of data passed from the content analysis. The results suggest that adolescents acquire skills in the identification, differentiation and knowledge of shame and has shown interest and a positive performance in activities. Keywords: adolescents, other shame, intervention, learning.Universidade da Coruña, Universidade do MinhoRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Carolina de Jesus SoaresCarvalho, CéliaSousa, MarinaCaldeira, Suzana Nunes2016-03-28T12:08:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3698porRaposo, C., Barreto Carvalho, C., Sousa, M., & Caldeira, S. N. (2015). Keep calm enfrenta a vergonha: contributos para um programa de competências sócio-emocionais. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(1), A1-001-A1-007. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.01.1062386-741810.17979/reipe.2015.0.01.106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:40Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:08.406884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
Keep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills program
title Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
spellingShingle Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
Raposo, Carolina de Jesus Soares
Adolescentes
Vergonha Externa
Aprendizagem
Adolescents
Other Shame
Intervention
Learning
title_short Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
title_full Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
title_fullStr Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
title_full_unstemmed Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
title_sort Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
author Raposo, Carolina de Jesus Soares
author_facet Raposo, Carolina de Jesus Soares
Carvalho, Célia
Sousa, Marina
Caldeira, Suzana Nunes
author_role author
author2 Carvalho, Célia
Sousa, Marina
Caldeira, Suzana Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Carolina de Jesus Soares
Carvalho, Célia
Sousa, Marina
Caldeira, Suzana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Vergonha Externa
Aprendizagem
Adolescents
Other Shame
Intervention
Learning
topic Adolescentes
Vergonha Externa
Aprendizagem
Adolescents
Other Shame
Intervention
Learning
description Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-28T12:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3698
url http://hdl.handle.net/10400.3/3698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Raposo, C., Barreto Carvalho, C., Sousa, M., & Caldeira, S. N. (2015). Keep calm enfrenta a vergonha: contributos para um programa de competências sócio-emocionais. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(1), A1-001-A1-007. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.01.106
2386-7418
10.17979/reipe.2015.0.01.106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña, Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña, Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551762323668992