Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3698 |
Resumo: | Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015. |
id |
RCAP_1788a49aa29ace59d7a2ae0971eb0adc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisKeep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills programAdolescentesVergonha ExternaAprendizagemAdolescentsOther ShameInterventionLearningTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.Este estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.ABSTRACT: This study aims to assess the suitability and relevance of an intervention in adolescents at the level of other shame. This intervention is part of a socio-emotional skills program entitled "Alinha com a Vida" for the promotion of Emotional Intelligence. The study sample is composed of 229 students, attending the 8th grade. The research is qualitative, with the collection and analysis of data passed from the content analysis. The results suggest that adolescents acquire skills in the identification, differentiation and knowledge of shame and has shown interest and a positive performance in activities. Keywords: adolescents, other shame, intervention, learning.Universidade da Coruña, Universidade do MinhoRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Carolina de Jesus SoaresCarvalho, CéliaSousa, MarinaCaldeira, Suzana Nunes2016-03-28T12:08:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3698porRaposo, C., Barreto Carvalho, C., Sousa, M., & Caldeira, S. N. (2015). Keep calm enfrenta a vergonha: contributos para um programa de competências sócio-emocionais. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(1), A1-001-A1-007. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.01.1062386-741810.17979/reipe.2015.0.01.106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:40Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:08.406884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais Keep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills program |
title |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
spellingShingle |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais Raposo, Carolina de Jesus Soares Adolescentes Vergonha Externa Aprendizagem Adolescents Other Shame Intervention Learning |
title_short |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
title_full |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
title_fullStr |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
title_full_unstemmed |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
title_sort |
Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais |
author |
Raposo, Carolina de Jesus Soares |
author_facet |
Raposo, Carolina de Jesus Soares Carvalho, Célia Sousa, Marina Caldeira, Suzana Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Célia Sousa, Marina Caldeira, Suzana Nunes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Carolina de Jesus Soares Carvalho, Célia Sousa, Marina Caldeira, Suzana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Vergonha Externa Aprendizagem Adolescents Other Shame Intervention Learning |
topic |
Adolescentes Vergonha Externa Aprendizagem Adolescents Other Shame Intervention Learning |
description |
Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-28T12:08:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3698 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Raposo, C., Barreto Carvalho, C., Sousa, M., & Caldeira, S. N. (2015). Keep calm enfrenta a vergonha: contributos para um programa de competências sócio-emocionais. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(1), A1-001-A1-007. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.01.106 2386-7418 10.17979/reipe.2015.0.01.106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña, Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña, Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551762323668992 |