Comportamento, Autoconceito e Experi?ncias de Vergonha em Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Filipa Carvalho dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/694
Resumo: Introdu??o: A literatura refere que a adolesc?ncia ? uma etapa do ciclo vital de transi??o e de constru??o da sua identidade, em que o comportamento poder? ser influenciado por diversos fatores como o autoconceito e as experi?ncias de vergonha. Adolescentes expostos a fatores de risco tendem a desenvolver problemas de comportamento. Objetivo: A presente investiga??o tem como objetivos verificar se existem diferen?as nas experi?ncias de vergonha, no autoconceito e no comportamento em fun??o de algumas vari?veis sociodemogr?ficas, estudar as associa??es entre as experi?ncias de vergonha, o autoconceito e os problemas de comportamento em adolescentes e analisar diferen?as no comportamento em fun??o do autoconceito e das experi?ncias de vergonha. M?todo: A amostra ? constitu?da por 70 alunos do Instituto Pedro Hispano, 29 rapazes e 41 raparigas, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 13,44; DP = 1,00). O protocolo ? constitu?do por: Question?rio Sociodemogr?fico, Invent?rio de Comportamento da Crian?a para Pais (CBCL) ambos preenchidos pelos pais; Escala de Autoconceito de Piers-Harris (PHCSCS-2) e Escala de Vergonha Externa ? vers?o breve para Adolescentes (OASB ? A), destinados ao preenchimento pelos adolescentes. Resultados: As raparigas apresentam mais vergonha externa que os rapazes, apesar da diferen?a n?o ser significativa. J? os rapazes e os adolescentes sem reten??es evidenciam n?veis maiores de autoconceito. As raparigas apresentam mais problemas de comportamento (nomeadamente depress?o, problemas sociais, queixas som?ticas, isolamento, obsessivo/esquizoide e no ?ndice dos problemas externalizantes), e s?o os adolescentes com reten??es que tendem a desenvolver mais problemas de comportamento, tanto internalizantes como externalizantes. Por fim, existem diferen?as nos problemas de comportamento em fun??o do autoconceito e das experi?ncias de vergonha. Assim, um autoconceito baixo associa-se a mais depress?o e mais vergonha externa, e a mais problemas de comportamento (oposi??o/imaturidade, depress?o, problemas sociais, queixas som?ticas, isolamento, ansiedade, obsessivo/esquizoide, nos problemas de internaliza??o e no total do CBCL). Conclus?o: Podemos concluir com este estudo que a vergonha externa parece influenciar de forma negativa o autoconceito e o comportamento dos adolescentes (nomeadamente a depress?o, isolamento e problemas de internaliza??o), assim como o autoconceito tamb?m parece ter influ?ncia no comportamento dos adolescentes. / Introduction: The literature reports that adolescence is a stage of the life cycle of transition and construction of their identity. The behavior may be influenced by several factors such as self and shame experiences. Adolescents exposed to risk factors tend to develop behavioral problems. Purpose: The goals of this research is check whether there are differences in shame experiences in self-concept and behavior according to some sociodemographic variables, analyze differences in conduct on the self and shame experiences and study the associations between experiences shame, self-concept and behavior problems in adolescents. Method: The sample consists of 70 students of the Institute Pedro Hispano, 29 boys and 41 girls, aged between 12 and 16 years (M = 13.44, SD = 1.00). The protocol consists of: Sociodemographic Questionnaire, Child Behavior Inventory for Parents (CBCL) both completed by parents; Self Concept Scale Piers-Harris (PHCSCS-2) and scale External Shame - short version for Adolescents (OASB - A) intended to fill by adolescents. Results: Girls have more external shame then boys, although the difference is not significant. As for the boys and adolescents without retentions show higher levels of self-concept. Girls have more behavior problems (such as depression, social problems, somatic complaints, isolation, obsessive / schizoid and content of externalizing problems), and are adolescents with retentions that tend to develop more behavior problems, both internalizing and externalizing. Finally, there are differences in behavior problems due to the self and shame experiences. Thus, a low self-concept is associated with more depression and more external shame, and more behavior problems (opposition / immaturity, depression, social problems, somatic complaints, isolation, anxiety, obsessive / schizoid in internalizing problems and in total CBCL). Conclusion: We can conclude from this study that the external shame seem to influence negatively the self-concept and behavior of adolescents (particularly depression, isolation and internalizing problems) as well as the self-concept also seems to influence the behavior of adolescents.
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M?todo: A amostra ? constitu?da por 70 alunos do Instituto Pedro Hispano, 29 rapazes e 41 raparigas, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 13,44; DP = 1,00). O protocolo ? constitu?do por: Question?rio Sociodemogr?fico, Invent?rio de Comportamento da Crian?a para Pais (CBCL) ambos preenchidos pelos pais; Escala de Autoconceito de Piers-Harris (PHCSCS-2) e Escala de Vergonha Externa ? vers?o breve para Adolescentes (OASB ? A), destinados ao preenchimento pelos adolescentes. Resultados: As raparigas apresentam mais vergonha externa que os rapazes, apesar da diferen?a n?o ser significativa. J? os rapazes e os adolescentes sem reten??es evidenciam n?veis maiores de autoconceito. 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Conclus?o: Podemos concluir com este estudo que a vergonha externa parece influenciar de forma negativa o autoconceito e o comportamento dos adolescentes (nomeadamente a depress?o, isolamento e problemas de internaliza??o), assim como o autoconceito tamb?m parece ter influ?ncia no comportamento dos adolescentes. / Introduction: The literature reports that adolescence is a stage of the life cycle of transition and construction of their identity. The behavior may be influenced by several factors such as self and shame experiences. Adolescents exposed to risk factors tend to develop behavioral problems. Purpose: The goals of this research is check whether there are differences in shame experiences in self-concept and behavior according to some sociodemographic variables, analyze differences in conduct on the self and shame experiences and study the associations between experiences shame, self-concept and behavior problems in adolescents. Method: The sample consists of 70 students of the Institute Pedro Hispano, 29 boys and 41 girls, aged between 12 and 16 years (M = 13.44, SD = 1.00). The protocol consists of: Sociodemographic Questionnaire, Child Behavior Inventory for Parents (CBCL) both completed by parents; Self Concept Scale Piers-Harris (PHCSCS-2) and scale External Shame - short version for Adolescents (OASB - A) intended to fill by adolescents. Results: Girls have more external shame then boys, although the difference is not significant. As for the boys and adolescents without retentions show higher levels of self-concept. Girls have more behavior problems (such as depression, social problems, somatic complaints, isolation, obsessive / schizoid and content of externalizing problems), and are adolescents with retentions that tend to develop more behavior problems, both internalizing and externalizing. Finally, there are differences in behavior problems due to the self and shame experiences. Thus, a low self-concept is associated with more depression and more external shame, and more behavior problems (opposition / immaturity, depression, social problems, somatic complaints, isolation, anxiety, obsessive / schizoid in internalizing problems and in total CBCL). Conclusion: We can conclude from this study that the external shame seem to influence negatively the self-concept and behavior of adolescents (particularly depression, isolation and internalizing problems) as well as the self-concept also seems to influence the behavior of adolescents.ISMT2017-01-26T12:12:03Z2017-01-262016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/694TID:201727250porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/694Santos, Ana Filipa Carvalho dosSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:59Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:47.263358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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