Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Carolina de Jesus Soares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Célia Barreto, Sousa, Marina, Nunes Caldeira, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46737
https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.106
Resumo: Este estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.
id RCAP_e2c76b88aaeca03ddde866dfe05b2641
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionaisKeep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills programAdolescentesVergonha externaEste estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46737http://hdl.handle.net/10316/46737https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.106por2386-7418Raposo, Carolina de Jesus SoaresCarvalho, Célia BarretoSousa, MarinaNunes Caldeira, Suzanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-23T11:04:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:05.824383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
Keep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills program
title Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
spellingShingle Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
Raposo, Carolina de Jesus Soares
Adolescentes
Vergonha externa
title_short Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
title_full Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
title_fullStr Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
title_full_unstemmed Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
title_sort Keep calm enfrenta a vergonha – contributos para um programa de competências sócioemocionais
author Raposo, Carolina de Jesus Soares
author_facet Raposo, Carolina de Jesus Soares
Carvalho, Célia Barreto
Sousa, Marina
Nunes Caldeira, Suzana
author_role author
author2 Carvalho, Célia Barreto
Sousa, Marina
Nunes Caldeira, Suzana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Carolina de Jesus Soares
Carvalho, Célia Barreto
Sousa, Marina
Nunes Caldeira, Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Vergonha externa
topic Adolescentes
Vergonha externa
description Este estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46737
http://hdl.handle.net/10316/46737
https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.106
url http://hdl.handle.net/10316/46737
https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133817543327744