Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12143 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_178cb88768227d23b8cc2e523a7e6f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compraPercepção de RiscoMobile CommerceCompraComportamento do ConsumidorRisk PerceptionPurchaseConsumer BehaviourMestrado em Ciências EmpresariaisO desenvolvimento do Mobile Commerce permite às empresas criarem novas oportunidades de negócio. No entanto, a compra através deste canal é ainda pouco expressiva, apesar do crescimento na utilização dos dispositivos móveis e dos benefícios que este canal oferece. Este trabalho pretende identificar os tipos de risco que influenciam o consumidor na compra através do Mobile Commerce. Para dar resposta à questão de investigação, foi realizado um estudo quantitativo através do qual se desenvolveu um modelo conceptual. No sentido de avaliar este modelo, foi realizado um questionário a uma amostra de 229 indivíduos. Os dados recolhidos foram analisados através do software SMART PLS 3.0. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Risco de Tempo, o Risco de Privacidade, Risco de Desempenho, Risco Financeiro e Risco Psicológico são os riscos que afectam negativamente a Intenção de Compra, que por sua vez, demonstrou ter uma influência significativa na Compra. Por fim, são apresentadas as implicações teóricas e práticas com vista a uma melhor compreensão do comportamento do consumidor na compra através do Mobile Commerce.The development of Mobile Commerce allows companies to create new business opportunities. However, the purchase through this channel is yet little significant, despite the growth on using mobile devices and their offered benefits. This research aims to identify the types of risks that influence the consumer's purchase through Mobile Commerce. To answer this investigation question, it was developed a quantitative study through which we proposed a conceptual model. To assess this model, it was created a survey to a sample of 229 individuals. The collected data were further analysed using the software SMART PLS 3.0. The results allowed to conclude that Time Risk, Privacy Risk, Performance Risk, Financial Risk and Psychological Risk are the risks affecting negatively the Purchase Intention, which in turn demonstrated to have a significant influence in Purchase. Lastly, it is explored the practical and theoretical implications in order to a better understanding of consumer's purchase behaviour through Mobile Commerce.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Beatriz Maria dos Santos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12143porGonçalves, Beatriz Maria dos Santos (2016). "Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:19.668098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
title |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
spellingShingle |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos Percepção de Risco Mobile Commerce Compra Comportamento do Consumidor Risk Perception Purchase Consumer Behaviour |
title_short |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
title_full |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
title_fullStr |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
title_full_unstemmed |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
title_sort |
Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra |
author |
Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos |
author_facet |
Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção de Risco Mobile Commerce Compra Comportamento do Consumidor Risk Perception Purchase Consumer Behaviour |
topic |
Percepção de Risco Mobile Commerce Compra Comportamento do Consumidor Risk Perception Purchase Consumer Behaviour |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12143 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos (2016). "Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131068400402432 |