Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12143
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_178cb88768227d23b8cc2e523a7e6f3c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compraPercepção de RiscoMobile CommerceCompraComportamento do ConsumidorRisk PerceptionPurchaseConsumer BehaviourMestrado em Ciências EmpresariaisO desenvolvimento do Mobile Commerce permite às empresas criarem novas oportunidades de negócio. No entanto, a compra através deste canal é ainda pouco expressiva, apesar do crescimento na utilização dos dispositivos móveis e dos benefícios que este canal oferece. Este trabalho pretende identificar os tipos de risco que influenciam o consumidor na compra através do Mobile Commerce. Para dar resposta à questão de investigação, foi realizado um estudo quantitativo através do qual se desenvolveu um modelo conceptual. No sentido de avaliar este modelo, foi realizado um questionário a uma amostra de 229 indivíduos. Os dados recolhidos foram analisados através do software SMART PLS 3.0. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Risco de Tempo, o Risco de Privacidade, Risco de Desempenho, Risco Financeiro e Risco Psicológico são os riscos que afectam negativamente a Intenção de Compra, que por sua vez, demonstrou ter uma influência significativa na Compra. Por fim, são apresentadas as implicações teóricas e práticas com vista a uma melhor compreensão do comportamento do consumidor na compra através do Mobile Commerce.The development of Mobile Commerce allows companies to create new business opportunities. However, the purchase through this channel is yet little significant, despite the growth on using mobile devices and their offered benefits. This research aims to identify the types of risks that influence the consumer's purchase through Mobile Commerce. To answer this investigation question, it was developed a quantitative study through which we proposed a conceptual model. To assess this model, it was created a survey to a sample of 229 individuals. The collected data were further analysed using the software SMART PLS 3.0. The results allowed to conclude that Time Risk, Privacy Risk, Performance Risk, Financial Risk and Psychological Risk are the risks affecting negatively the Purchase Intention, which in turn demonstrated to have a significant influence in Purchase. Lastly, it is explored the practical and theoretical implications in order to a better understanding of consumer's purchase behaviour through Mobile Commerce.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Beatriz Maria dos Santos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12143porGonçalves, Beatriz Maria dos Santos (2016). "Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:19.668098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
title Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
spellingShingle Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos
Percepção de Risco
Mobile Commerce
Compra
Comportamento do Consumidor
Risk Perception
Purchase
Consumer Behaviour
title_short Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
title_full Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
title_fullStr Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
title_full_unstemmed Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
title_sort Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra
author Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos
author_facet Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de Risco
Mobile Commerce
Compra
Comportamento do Consumidor
Risk Perception
Purchase
Consumer Behaviour
topic Percepção de Risco
Mobile Commerce
Compra
Comportamento do Consumidor
Risk Perception
Purchase
Consumer Behaviour
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12143
url http://hdl.handle.net/10400.5/12143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Beatriz Maria dos Santos (2016). "Mobile commerce : percepção de risco do consumidor na compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131068400402432