Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Marisa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57080
Resumo: Não podendo a cidadania ser pensada à margem do papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade, torna-se essencial delinear estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências de acesso, de análise crítica dos media e de produção de conteúdos. Foi com base neste objetivo que desenvolvemos, em contexto escolar, um projeto de investigação-ação centrado na rádio e no seu potencial para a promoção de competências de Literacia Mediática. Neste âmbito, e tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014) homologado pelo Ministério da Educação, foi dinamizado um ateliê de comunicação radiofónica com uma turma de 23 alunos do 8.º ano do ensino básico de uma escola do norte do país. Nesta ação, que decorreu ao longo 12 aulas de Educação para a Cidadania, os estudantes assumiram um papel ativo na troca de experiências e saberes, foram sensibilizados para a importância do som e da rádio, adquiriram conhecimentos sobre o mundo radiofónico e desenvolveram competências comunicativas e de produção criativa. O trabalho desenvolvido evidenciou o potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, em simultâneo, da participação e da cidadania dos jovens.
id RCAP_17ae2d9f2f3569dfd4a546d0c9bbfe0b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolarRadio and Media Education: promotion of a radio communication workshop in a school contextLiteracia MediáticaEducação para os MediaRádioAdolescentesEscolaMedia LiteracyMedia EducationRadioTeenagersSchoolCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNão podendo a cidadania ser pensada à margem do papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade, torna-se essencial delinear estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências de acesso, de análise crítica dos media e de produção de conteúdos. Foi com base neste objetivo que desenvolvemos, em contexto escolar, um projeto de investigação-ação centrado na rádio e no seu potencial para a promoção de competências de Literacia Mediática. Neste âmbito, e tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014) homologado pelo Ministério da Educação, foi dinamizado um ateliê de comunicação radiofónica com uma turma de 23 alunos do 8.º ano do ensino básico de uma escola do norte do país. Nesta ação, que decorreu ao longo 12 aulas de Educação para a Cidadania, os estudantes assumiram um papel ativo na troca de experiências e saberes, foram sensibilizados para a importância do som e da rádio, adquiriram conhecimentos sobre o mundo radiofónico e desenvolveram competências comunicativas e de produção criativa. O trabalho desenvolvido evidenciou o potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, em simultâneo, da participação e da cidadania dos jovens.Since citizenship cannot be thought apart from the role played by the media in society, it is essential to design Media Education strategies that allow the development of competences related to access, critical media analysis and content production. Based on this objective it was developed, in a school context, an action research project focused on the radio and its potential for the promotion of Media Literacy competences. In this context, and based on the Portuguese Media Education Guidance (Pereira et al., 2014) approved by the Ministry of Education, a radio communication workshop was conducted with an 8th grade class of 23 students from a school in the north of the country. In this action, which took place during 12 classes of Education for Citizenship, the students played an active role in exchanging experiences and knowledge, became aware of the importance of sound and radio, gained knowledge about the radio world and developed communicative and creative production competences. The research project carried out showed the potential of radio communication for promoting Media Literacy and, at the same time, for developing young people’s participation and citizenship competences.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionOberComUniversidade do MinhoMourão, MarisaPereira, Sara20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57080porMourão, M. & Pereira, S. (2018). Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio (OBS*), 12 (4), 159-177. DOI: 10.15847/obsOBS124201813461646-595410.15847/obsOBS12420181346http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:12.209312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Radio and Media Education: promotion of a radio communication workshop in a school context
title Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
spellingShingle Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Mourão, Marisa
Literacia Mediática
Educação para os Media
Rádio
Adolescentes
Escola
Media Literacy
Media Education
Radio
Teenagers
School
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
title_full Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
title_fullStr Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
title_full_unstemmed Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
title_sort Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
author Mourão, Marisa
author_facet Mourão, Marisa
Pereira, Sara
author_role author
author2 Pereira, Sara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Marisa
Pereira, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Mediática
Educação para os Media
Rádio
Adolescentes
Escola
Media Literacy
Media Education
Radio
Teenagers
School
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Literacia Mediática
Educação para os Media
Rádio
Adolescentes
Escola
Media Literacy
Media Education
Radio
Teenagers
School
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Não podendo a cidadania ser pensada à margem do papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade, torna-se essencial delinear estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências de acesso, de análise crítica dos media e de produção de conteúdos. Foi com base neste objetivo que desenvolvemos, em contexto escolar, um projeto de investigação-ação centrado na rádio e no seu potencial para a promoção de competências de Literacia Mediática. Neste âmbito, e tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014) homologado pelo Ministério da Educação, foi dinamizado um ateliê de comunicação radiofónica com uma turma de 23 alunos do 8.º ano do ensino básico de uma escola do norte do país. Nesta ação, que decorreu ao longo 12 aulas de Educação para a Cidadania, os estudantes assumiram um papel ativo na troca de experiências e saberes, foram sensibilizados para a importância do som e da rádio, adquiriram conhecimentos sobre o mundo radiofónico e desenvolveram competências comunicativas e de produção criativa. O trabalho desenvolvido evidenciou o potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, em simultâneo, da participação e da cidadania dos jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57080
url http://hdl.handle.net/1822/57080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mourão, M. & Pereira, S. (2018). Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio (OBS*), 12 (4), 159-177. DOI: 10.15847/obsOBS12420181346
1646-5954
10.15847/obsOBS12420181346
http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OberCom
publisher.none.fl_str_mv OberCom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132464195567616