O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52822 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação) |
id |
RCAP_40a864ca706448297344b4c2cbc09a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolarThe potential of radio in promoting Media Literacy: production of a radio communication workshop in a school contextLiteracia mediáticaEducação para os mediaRádioAdolescentesEscolaMedia literacyMedia educationRadioTeenagersSchoolCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação)A centralidade dos meios de comunicação na sociedade contemporânea evidencia a Literacia Mediática como condição essencial para o exercício da cidadania. Neste sentido, tornase fundamental pensar em estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências neste âmbito. Este foi o propósito que norteou o trabalho que aqui se apresenta. Aliando o contexto escolar e o meio rádio, desenvolvemos um projeto de investigação-ação com alunos a frequentar o 3º ciclo do ensino básico de uma escola situada em Valença, distrito de Viana do Castelo. Numa primeira fase, foi aplicado um questionário a 229 estudantes com o objetivo de conhecer a sua relação com a rádio e de averiguar o seu interesse por acolher um projeto de rádio na escola. Numa segunda fase, e tendo como ponto de partida os dados recolhidos na fase de diagnóstico que mostravam um interesse considerável dos estudantes por desenvolver um projeto em torno da rádio, foi então pensado e planificado um ateliê de comunicação radiofónica tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014). A ação foi dinamizada durante 12 aulas de Educação para a Cidadania com uma turma de 23 alunos do 8º ano, a qual foi selecionada entre aquelas que tinham preenchido o questionário do diagnóstico. Durante a fase da ação, recorremos à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, de troca de saberes e de experiências. A avaliação do trabalho teve por base a aplicação de um questionário e a realização de grupos de foco com os alunos e uma entrevista à professora. De modo geral, pode dizer-se que, através do ateliê, foi possível sensibilizar os estudantes para a importância do som e da rádio, bem como favorecer a aquisição de conhecimentos sobre o mundo radiofónico, o desenvolvimento de competências comunicativas e de produção criativa e de uma postura crítica em relação ao trabalho efetuado. A experiência estimulou a participação, consolidando o direito à participação e à expressão dos adolescentes. Em suma, este projeto é indicativo do potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, simultaneamente, da participação e da cidadania.The central role of the media in contemporary society shows that Media Literacy is an essential condition for citizenship. In this sense, it is important to think about Media Education strategies that allow the development of competences in this field. This was the purpose that guided this research. Joining the school context and the radio, we developed an action research project with 7th, 8th and 9th grade students from a school in Valença, in the district of Viana do Castelo. In a first phase, a questionnaire was applied to 229 students with the purpose of understanding their relationship with radio and their interest in participating in a school radio project. In a second phase, considering the data collected in the diagnostic phase, that showed that students had considerable interest in developing a radio project, a radio communication workshop was planned and implemented based on the Portuguese Media Education Guidance (Pereira et al., 2014). The action took place during 12 classes of Education for Citizenship with an 8th grade class of 23 students, selected among those who filled the diagnostic questionnaire. During the action phase, we used participant observation, assuming the students, in this process, an active role in exchanging knowledge and experiences. The evaluation was based on a questionnaire and focus groups with students and an interview with the teacher. In general, it can be said that, through the workshop, it was possible to make the students aware of the importance of sound and radio, they also gained knowledge about the radio world, they developed competences in communicative and creative production and a critical posture in relation to the work conducted. The experience stimulated participation, consolidating teenagers` rights to participate and express themselves. In short, this project shows the potential of radio communication in promoting Media Literacy and, simultaneously, participation and citizenship.Pereira, SaraUniversidade do MinhoMourão, Marisa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52822por201878160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:18.384209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar The potential of radio in promoting Media Literacy: production of a radio communication workshop in a school context |
title |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
spellingShingle |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar Mourão, Marisa Literacia mediática Educação para os media Rádio Adolescentes Escola Media literacy Media education Radio Teenagers School Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
title_full |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
title_fullStr |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
title_sort |
O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar |
author |
Mourão, Marisa |
author_facet |
Mourão, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sara Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia mediática Educação para os media Rádio Adolescentes Escola Media literacy Media education Radio Teenagers School Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Literacia mediática Educação para os media Rádio Adolescentes Escola Media literacy Media education Radio Teenagers School Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de Investigação) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52822 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201878160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132850393448448 |