A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Cláudia Patrícia Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2398
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_17ca567a51e26bca983f6c6550b60346
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias de Informação e ComunicaçãoSoftware educativoEscola virtualPortuguêsMatemáticaEstudo do meio1º Ciclo do Ensino BásicoInformation technology and communicationEducational softwareVirtual schoolPortuguese languageMathematicsEnvironmental studies1st cycle of basic educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Atualmente, pode se afirmar que as TIC fazem parte da vida de todos e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se podem dissociar, já que representam também um suporte do desenvolvimento humano e profissional. Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem, podendo apoiá-la de diversas formas, nomeadamente, através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e do desenvolvimento de capacidades específicas. Neste sentido, este projeto teve por objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual» nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes deste estudo são 23 alunos do 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola São Tiago, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para esta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista que integra o estudo de caso e a investigação ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professore-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas às professoras titulares do Agrupamento 1ºCEB, incluindo a professora cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto, tendo o uso do software educativo concorrido para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino-aprendizagem, atendendo de forma complementar o professor a ter um lugar proeminente.Currently, one can affirm that ITs are part of everyone's life and a reality which cannot be separated from the education system, since they also represent a basis for human and professional development. At school, ITs have become a constituent element of the learning environment and can support it in various ways, including innovative and different approaches regarding the content and the development of specific skills. Thus, this project was aimed at describing and analyzing the importance of ITs in the teaching-learning process, based on the use of the Virtual School software in the areas of Portuguese Language , Mathematics and Environmental Studies, to the extent that they have become fundamental in the classroom context. This research was developed under the Supervised Practice, which is part of the second semester of the second year of the Master Degree in Early Childhood Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The participants are 23 students of the third year of Basic Education in São Tiago School, aged from 8 to 9 years. The qualitative methodology was considered the most appropriate for this research, with a mixed approach that articulates the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, and the main tool for data collection was based on participant observation, based on the role of teacher and researcher in the context of the classroom during the project. In addition, questionnaires and semi structured interviews were applied to the students and professors, including the cooperating teacher. Data analysis showed an intrinsic motivation manifested through an active student participation throughout the project, and the use of the software contributed to a more motivating, challenging and meaningful learning. It was further revealed the importance of the teacher's role as facilitator in the teaching- learning process. It was possible to ascertain that the use of educational software can be an important resource in the implementation of the teaching-learning process, in that it complements the role of the teacher but never replaces it.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFarinha, Cláudia Patrícia Pires2014-06-06T10:26:20Z2014-06-062014-032014-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2398TID:201099667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:42.065543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
title A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
Farinha, Cláudia Patrícia Pires
Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
Matemática
Estudo do meio
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
Portuguese language
Mathematics
Environmental studies
1st cycle of basic education
title_short A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
title_full A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
author Farinha, Cláudia Patrícia Pires
author_facet Farinha, Cláudia Patrícia Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Cláudia Patrícia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
Matemática
Estudo do meio
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
Portuguese language
Mathematics
Environmental studies
1st cycle of basic education
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
Matemática
Estudo do meio
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
Portuguese language
Mathematics
Environmental studies
1st cycle of basic education
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06T10:26:20Z
2014-06-06
2014-03
2014-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2398
TID:201099667
url http://hdl.handle.net/10400.11/2398
identifier_str_mv TID:201099667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130797010059264