O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2803 |
Resumo: | A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. |
id |
RCAP_ea2e48ef80ccb43dcf4a08ad913768a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2803 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEBTecnologias de Informação e ComunicaçãoSoftware educativoEscola virtualPortuguês1º Ciclo do Ensino BásicoInformation technology and communicationEducational softwareVirtual school1st Cycle of Basic EducationA presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.This research, conducted under the Supervised Teaching Practice, aimed to describe and analyze the importance of (CT in the teaching-learning process, based on the use of the educational software ‘Virtual School’. The study participants were 23 students from the 3rd grade, aged S and 9 years. The methodology used in this research was qualitative, with a mixed approach that integrated the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, using participant observation as the main tool for collecting the data. The data analysis showed that the use of the educational software can promote a more motivating, challenging and meaningful learning, also highlighting the importance of the teacher’s role as a mediator.CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNLRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFarinha, Cláudia2015-05-11T13:37:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2803porGIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445.978-989-95846-2-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:02.284738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
title |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
spellingShingle |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB Gil, Henrique Tecnologias de Informação e Comunicação Software educativo Escola virtual Português 1º Ciclo do Ensino Básico Information technology and communication Educational software Virtual school 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
title_full |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
title_fullStr |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
title_sort |
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Farinha, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Farinha, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Farinha, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação Software educativo Escola virtual Português 1º Ciclo do Ensino Básico Information technology and communication Educational software Virtual school 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação Software educativo Escola virtual Português 1º Ciclo do Ensino Básico Information technology and communication Educational software Virtual school 1st Cycle of Basic Education |
description |
A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-11T13:37:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2803 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445. 978-989-95846-2-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL |
publisher.none.fl_str_mv |
CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130801724456960 |