Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Teresa Abrantes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18951
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_17d1074d916c0734ae8839df41eac613
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/18951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literaturaGestão de Recursos HumanosCompetênciasGestão de CompetênciasSetor BancárioHuman Resource ManagementHuman Resource ManagementSkillsSkills ManagementBanking SectorMestrado em Gestão de Recursos HumanosNos dias de hoje, e com a crescente informatização e digitalização das organizações, sendo estas tecnologias cada vez mais comuns no dia-a-dia de qualquer instituição bancária, os recursos humanos aparecem como o principal elemento distintivo entre diferentes instituições, sendo considerados os principais ativos das empresas. As competências aparecem neste sentido, podendo ser definidas como as habilidades, os conhecimentos e as atitudes que cada indivíduo possui, que têm impacto no seu desempenho e nos resultados obtidos. As competências devem, então, ser geridas, e aplicadas corretamente dentro da organização, para se obter os melhores resultados possíveis, maximizando, assim, os recursos humanos. Assim, este trabalho refere-se a uma análise da produção científica, na segunda década do séc. XXI, sobre a temática das competências e da gestão de competências no setor bancário. A principal contribuição deste trabalho consiste na síntese da produção científica sobre competências e gestão de competências no setor bancário, com o objetivo de verificar quais as principais competências identificadas e a importância que a gestão de competências tem para estas instituições. Apesar das competências técnicas e científicas serem muito importantes, também se deve dar importância às competências sociais e pessoais dos funcionários. A gestão das competências dentro de um banco vai permitir alocar indivíduos com determinadas competências em tarefas específicas, aumentando assim o desempenho e a eficiência das organizações.Nowadays, with the increasing trend in the use of information and digitalization in organizations and with these types of technologies becoming ever more common in the day to day operations within banking institutions, human resources are being considered the most distinctive element between different institutions as well as considered the principal assets of companies. Competencies are therefore defined as abilities, knowledge as well as attitudes that each individual possesses, and those have an impact in their performance as well as in the results that they obtain. Competencies should, therefore, be managed and applied correctly within organizations, so that the best results can be achieved, therefore maximizing the human resources function. This paper refers to the analyses and scientific study in the second decade of the XXI century, about the competencies and the management of competencies in the banking sector. The first contribution in this paper consists in the syntheses of the scientific study about the competencies and the management of competencies in the banking sector, with the objective of verifying what are the main competencies identified as well as the importance that the management of competencies has for these types of institutions. Although the technical and scientific competencies are considered more important, we should also give importance to the social and personal competencies of employees. The management of competencies within a bank will allow the allocation of individuals with specific competencies in specific tasks and positions, like this increasing their performance and thus the efficiency of organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaDias, Ana Teresa Abrantes2019-12-04T14:12:34Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18951porDias, Ana Teresa Abrantes (2019). "Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:47:36Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/18951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:47:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
title Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
spellingShingle Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
Dias, Ana Teresa Abrantes
Gestão de Recursos Humanos
Competências
Gestão de Competências
Setor Bancário
Human Resource Management
Human Resource Management
Skills
Skills Management
Banking Sector
title_short Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
title_full Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
title_fullStr Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
title_sort Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura
author Dias, Ana Teresa Abrantes
author_facet Dias, Ana Teresa Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Teresa Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Recursos Humanos
Competências
Gestão de Competências
Setor Bancário
Human Resource Management
Human Resource Management
Skills
Skills Management
Banking Sector
topic Gestão de Recursos Humanos
Competências
Gestão de Competências
Setor Bancário
Human Resource Management
Human Resource Management
Skills
Skills Management
Banking Sector
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T14:12:34Z
2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18951
url http://hdl.handle.net/10400.5/18951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Ana Teresa Abrantes (2019). "Gestão de competências no setor bancário : uma revisão de literatura". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549372551856128