A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77098
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
id RCAP_17d4a6d2306c38dd8eb3351ebc073bc3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anosMediation and pedagogical pratice in conflict prevention in educational contexts with children aged 2 to 5 years oldMediaçãoPráticaPedagógicaCOVID-19ConflitoResolução mediação socioeducativaMediationPracticePedagogicalConflictResolutionSocio-educational mediationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)Este resumo aborda a temática “A Mediação e a Prática Pedagógica na Prevenção de Conflitos em Contextos Educativos com Crianças de 2 a 5 Anos”, que corresponde ao segundo ano do Mestrado em Educação, na área de especialização de Mediação Educacional. O âmbito do estágio foi em uma instituição particular, visando a prevenção de conflitos, tendo objetivos que se situam no contexto da mediação socioeducativa, entre eles estimular o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, através da promoção da comunicação aberta e melhoria de relacionamentos, promovendo a boa convivência, autonomia, participação, a escuta-ativa, entre outros. Com o intuito da investigação ocorrer da melhor forma e transformar a mediação escolar em um instrumento para resolução de conflitos, harmonizando o trabalho em rede, para uma educação de valores, foi necessário utilizarmos instrumentos como: questionários, análise de dados, entrevistas informais e formais, diário de bordo e observação direta e indireta. A recolha dos dados através do diário de bordo foi possível e útil para a programação de atividades que estavam sendo planejadas. Por questões internacionais, relacionadas com a pandemia da COVID-19, não foi possível a aplicabilidade das atividades planejadas, porém vale ressaltar a importância da prática no contexto educacional. Apesar de tudo, no tempo que foi possível, inovamos, aprendemos e ensinamos, sobre como mediar em contexto educacional debilitado, dando-lhe mais atenção, voz ativa e escuta ativa, respeitando as hierarquias e as diferenças, dando ao outro espaço para o diálogo, com o propósito de ter menos conflitos pela falta na comunicação entre as partes.This abstract addresses the subject “Mediation and Pedagogical Practice in Conflict Prevention in Educational Contexts with Children Aged 2 to 5 Years Old”, within the second year of the Master in Education, in the area of Educational Mediation specialization. The internship was conducted in a private institution, focusing on conflict prevention. The objectives related to socio-educational mediation, intrapersonal and interpersonal development, through open communication and relationships improvement, promoting the good coexistence, autonomy, participation, active listening and others. The investigation purpose was to transform school mediation into an instrument for conflict resolution, through networking, for an education based on values. In this matter, it was necessary to use instruments such as: questionnaires, data analysis, informal and formal interviews, logbook and direct and indirect observation. The data compilation through the logbook was possible and useful to the programming of activities that were being planned. Due to international issues, related to the spread of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply the planned activities, but it is worth emphasizing the importance of the mentioned practice in the educational context. However, in the limited time in which this research was developed, we innovated, learned and taught about how to mediate in an educational context marked by weaknesses, giving it more attention, active voice and active listening, respecting hierarchies and differences, creating space for dialogue, with the purpose of having less conflicts due to the lack of communication between the parties.Flores, Maria AssunçãoMarcondes, Maria InêsUniversidade do MinhoSilva, Mariana Gonçalves Fonseca20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77098por202940691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:24.113447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
Mediation and pedagogical pratice in conflict prevention in educational contexts with children aged 2 to 5 years old
title A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
spellingShingle A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
Mediação
Prática
Pedagógica
COVID-19
Conflito
Resolução mediação socioeducativa
Mediation
Practice
Pedagogical
Conflict
Resolution
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
title_full A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
title_fullStr A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
title_full_unstemmed A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
title_sort A mediação e a prática pedagógica na prevenção de conflitos em contextos educativos com crianças de 2 a 5 anos
author Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
author_facet Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
Marcondes, Maria Inês
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Gonçalves Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Prática
Pedagógica
COVID-19
Conflito
Resolução mediação socioeducativa
Mediation
Practice
Pedagogical
Conflict
Resolution
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação
Prática
Pedagógica
COVID-19
Conflito
Resolução mediação socioeducativa
Mediation
Practice
Pedagogical
Conflict
Resolution
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77098
url http://hdl.handle.net/1822/77098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202940691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132694720806912