O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Joana Carolina Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84031
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
id RCAP_77e403a85c66f68ba6e0ea2306b2b31b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básicaThe role of socio-educational mediation in the prevention and resolution of conflicts: development of a program with students of a basic schoolContexto escolarMediação socioeducativaPrevenção e resolução de conflitosPrograma de mediaçãoSchool contextSocio-educational mediationConflict prevention and resolutionMediation programsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)O projeto foi realizado no âmbito do Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional, e teve como finalidade compreender o papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos na comunidade escolar. Para atingir esse objetivo foi implementado um programa de mediação em turmas de uma escola básica e, a partir da mediação socioeducativa, inseriu-se a área da mediação no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. No que ao programa diz respeito, foi criado e realizado , em três turmas, um programa de desenvolvimento de competências para prevenir e resolver os conflitos no seio da comunidade educativa. Este programa teve quatro fases: informação, formação, sensibilização e avaliação. O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família foi dinamizado como um local multidisciplinar com o objetivo de colmatar as necessidades de todos os intervenientes da comunidade educativa. No final do estágio, é notável a evolução dos alunos que participaram no projeto no reconhecimento do conceito e prática da mediação e na mudança, principalmente na forma como resolvem os seus conflitos. Foi ainda observado o impacto positivo da dinamização do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, como um lugar que necessita de uma intervenção contínua e ativa. Estes resultados mostram que é possível dotar os jovens de competências necessárias para uma intervenção eficaz ao nível da prevenção e resolução dos conflitos, permitindo promover um ambiente saudável nas escolas.The project was carried out within the scope of the Academic Internship of the 2nd year of the master’s in education, area of specialization in Education Mediation, and aimed to understand the role of socio-educational mediation in the prevention and resolution of conflicts in the school community. To achieve this objective, a mediation program was implemented in classes at an elementary school, and based on socio-educational mediation, the mediation area was inserted in the Student and Family Support Office. As far as the program is concerned, a skills development program was created and carried out in three groups to prevent and resolve conflicts within the educational community. This program had four phases: information, training, awareness, and evaluation. The Student and Family Support Office was promoted as a multidisciplinary place with the aim of meeting the needs of all stakeholders in the educational community. At the end of the internship, the evolution of the students who participated in the project is remarkable in the recognition of the concept and practice of mediation and in the change, especially in the way they resolve their conflicts. The positive impact of the dynamization of the Student and Family Support Office was also observed, as a place that needs a continuous and active intervention. These results show that it is possible to provide young people with the necessary skills for an effective intervention in terms of conflict prevention and resolution, allowing for the promotion of a healthy environment in schools.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoAmorim, Joana Carolina Costa2023-01-202023-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84031por203265955info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:40.920282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
The role of socio-educational mediation in the prevention and resolution of conflicts: development of a program with students of a basic school
title O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
spellingShingle O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
Amorim, Joana Carolina Costa
Contexto escolar
Mediação socioeducativa
Prevenção e resolução de conflitos
Programa de mediação
School context
Socio-educational mediation
Conflict prevention and resolution
Mediation programs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
title_full O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
title_fullStr O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
title_full_unstemmed O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
title_sort O papel da mediação socioeducativa na prevenção e resolução de conflitos: desenvolvimento de um programa com os alunos de uma escola básica
author Amorim, Joana Carolina Costa
author_facet Amorim, Joana Carolina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilaça, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Joana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto escolar
Mediação socioeducativa
Prevenção e resolução de conflitos
Programa de mediação
School context
Socio-educational mediation
Conflict prevention and resolution
Mediation programs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Contexto escolar
Mediação socioeducativa
Prevenção e resolução de conflitos
Programa de mediação
School context
Socio-educational mediation
Conflict prevention and resolution
Mediation programs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20
2023-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84031
url https://hdl.handle.net/1822/84031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203265955
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132290360541184