Sistemas de apoio à conservação corrente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3459
Resumo: Em Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos.
id RCAP_17d8fbc9358fcd699bb9a88a0f6e92e9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas de apoio à conservação correnteRede rodoviária - Sistema de gestão da conservaçãoRede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservaçãoPavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotinaPavimentos rodoviários flexíveis - Conservação correntePavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódicaEm Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos.Santos, Bertha Maria Batista dosuBibliorumTavares, Manuel Jacinto Gonçalves2015-06-03T15:04:20Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3459TID:201283085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.387694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de apoio à conservação corrente
title Sistemas de apoio à conservação corrente
spellingShingle Sistemas de apoio à conservação corrente
Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves
Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação
Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação
Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica
title_short Sistemas de apoio à conservação corrente
title_full Sistemas de apoio à conservação corrente
title_fullStr Sistemas de apoio à conservação corrente
title_full_unstemmed Sistemas de apoio à conservação corrente
title_sort Sistemas de apoio à conservação corrente
author Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves
author_facet Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Bertha Maria Batista dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação
Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação
Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica
topic Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação
Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação
Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente
Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica
description Em Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-10
2013-01-01T00:00:00Z
2015-06-03T15:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3459
TID:201283085
url http://hdl.handle.net/10400.6/3459
identifier_str_mv TID:201283085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345598197760