Sistemas de apoio à conservação corrente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3459 |
Resumo: | Em Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos. |
id |
RCAP_17d8fbc9358fcd699bb9a88a0f6e92e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas de apoio à conservação correnteRede rodoviária - Sistema de gestão da conservaçãoRede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservaçãoPavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotinaPavimentos rodoviários flexíveis - Conservação correntePavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódicaEm Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos.Santos, Bertha Maria Batista dosuBibliorumTavares, Manuel Jacinto Gonçalves2015-06-03T15:04:20Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3459TID:201283085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.387694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
title |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
spellingShingle |
Sistemas de apoio à conservação corrente Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica |
title_short |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
title_full |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
title_fullStr |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
title_full_unstemmed |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
title_sort |
Sistemas de apoio à conservação corrente |
author |
Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves |
author_facet |
Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Bertha Maria Batista dos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Manuel Jacinto Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica |
topic |
Rede rodoviária - Sistema de gestão da conservação Rede rodoviária - Pavimentos - Gestão da conservação Pavimentos rodoviários flexíveis - Inspecções de rotina Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação corrente Pavimentos rodoviários flexíveis - Conservação periódica |
description |
Em Portugal, nas últimas décadas, foi efetuado um investimento avultado na construção rodoviária, podendo afirmar-se neste momento que existe uma rede madura e consolidada. Surge assim um novo desafio, o de manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação, com particular enfoque nos seus pavimentos. Neste contexto, um dos objetivos principais dos sistemas de gestão da conservação dos pavimentos é o de distribuir adequadamente os recursos financeiros disponíveis para a conservação, de forma a garantir um determinado nível de serviço aos utentes. Para tal é necessário criar ferramentas de apoio à decisão que de uma forma simples, mas tecnicamente fundamentada, permitam atingir esse objetivo. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar, no âmbito da conservação corrente e da otimização da relação custo/benefício, a realização das inspeções de rotina às vias e a utilização dessa informação na escolha dos tratamentos de conservação corrente a adotar. Para o efeito, foi elaborado um conjunto de fichas para as degradações mais relevantes (com a descrição, modo de identificação e quantificação das degradações) e foram definidas duas metodologias, uma para a realização das inspeções de rotina às vias e outra para a seleção das técnicas de tratamento mais adequadas. Esta última metodologia recorre a matrizes de decisão construídas com base em critérios relacionados com o volume de tráfego, com os planos de conservação periódica e preventiva existentes para as vias, com a eficácia da conservação e com a longevidade e desempenho dos tratamentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-10 2013-01-01T00:00:00Z 2015-06-03T15:04:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3459 TID:201283085 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3459 |
identifier_str_mv |
TID:201283085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345598197760 |