A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Mariana Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/51452
Resumo: O presente relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico. Assim, este trabalho encontra-se divido em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva. Na Introdução é apresentado um breve enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC de Prática Educativa I e II, assim como a caracterização das turmas envolvidas nos mesmos. É ainda mencionada a importância dos estágios na formação de professores, bem como da sua supervisão. Na Componente Investigativa é apresentada uma investigação numa turma de 3.o ano de 1.o CEB, que tem por objetivo responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma a applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão, nos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o CEB?; 2) Será que a utilização da applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, influencia a perceção dos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca dos conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se, detalhadamente, o plano de ação implementado, sendo este constituído por conjunto de sessões com recurso à applet Divisão I da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos. Conclui-se que a integração da applet Divisão I e a forma como esta foi utilizada contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e para o aumento da perceção da Autorregulação da Aprendizagem e da Autoeficácia Matemática dos alunos do 3.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas acerca do percurso da professora estagiária nos estágios realizados, no 1.o Ciclo do Ensino Básico e no 2.o Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Todas as reflexões evidenciam o impacto e os aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.
id RCAP_17db096dda3c31a970a20a55ec949518
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/51452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisãoEnsino Básico 1º CicloOperações AritméticasAutoeficácia MatemáticaAutorregulação da AprendizagemArtefactos DigitaisPlataforma HypatiamatO presente relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico. Assim, este trabalho encontra-se divido em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva. Na Introdução é apresentado um breve enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC de Prática Educativa I e II, assim como a caracterização das turmas envolvidas nos mesmos. É ainda mencionada a importância dos estágios na formação de professores, bem como da sua supervisão. Na Componente Investigativa é apresentada uma investigação numa turma de 3.o ano de 1.o CEB, que tem por objetivo responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma a applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão, nos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o CEB?; 2) Será que a utilização da applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, influencia a perceção dos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca dos conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se, detalhadamente, o plano de ação implementado, sendo este constituído por conjunto de sessões com recurso à applet Divisão I da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos. Conclui-se que a integração da applet Divisão I e a forma como esta foi utilizada contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e para o aumento da perceção da Autorregulação da Aprendizagem e da Autoeficácia Matemática dos alunos do 3.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas acerca do percurso da professora estagiária nos estágios realizados, no 1.o Ciclo do Ensino Básico e no 2.o Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Todas as reflexões evidenciam o impacto e os aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pinto, Ricardo Manuel NevesRato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumSimões, Mariana Santos2024-08-02T10:18:43Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/51452TID:203669649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-08T03:12:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/51452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-08T03:12:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
title A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
spellingShingle A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
Simões, Mariana Santos
Ensino Básico 1º Ciclo
Operações Aritméticas
Autoeficácia Matemática
Autorregulação da Aprendizagem
Artefactos Digitais
Plataforma Hypatiamat
title_short A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
title_full A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
title_fullStr A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
title_full_unstemmed A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
title_sort A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
author Simões, Mariana Santos
author_facet Simões, Mariana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Pinto, Ricardo Manuel Neves
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Mariana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Operações Aritméticas
Autoeficácia Matemática
Autorregulação da Aprendizagem
Artefactos Digitais
Plataforma Hypatiamat
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Operações Aritméticas
Autoeficácia Matemática
Autorregulação da Aprendizagem
Artefactos Digitais
Plataforma Hypatiamat
description O presente relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico. Assim, este trabalho encontra-se divido em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva. Na Introdução é apresentado um breve enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC de Prática Educativa I e II, assim como a caracterização das turmas envolvidas nos mesmos. É ainda mencionada a importância dos estágios na formação de professores, bem como da sua supervisão. Na Componente Investigativa é apresentada uma investigação numa turma de 3.o ano de 1.o CEB, que tem por objetivo responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma a applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão, nos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o CEB?; 2) Será que a utilização da applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, influencia a perceção dos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca dos conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se, detalhadamente, o plano de ação implementado, sendo este constituído por conjunto de sessões com recurso à applet Divisão I da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos. Conclui-se que a integração da applet Divisão I e a forma como esta foi utilizada contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e para o aumento da perceção da Autorregulação da Aprendizagem e da Autoeficácia Matemática dos alunos do 3.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas acerca do percurso da professora estagiária nos estágios realizados, no 1.o Ciclo do Ensino Básico e no 2.o Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Todas as reflexões evidenciam o impacto e os aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-02T10:18:43Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/51452
TID:203669649
url http://hdl.handle.net/10400.26/51452
identifier_str_mv TID:203669649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546688300056576