A applet Divisão I da plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/51452 |
Resumo: | O presente relatório final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico. Assim, este trabalho encontra-se divido em três secções principais: 1) Introdução; 2) Componente Investigativa e 3) Componente Reflexiva. Na Introdução é apresentado um breve enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC de Prática Educativa I e II, assim como a caracterização das turmas envolvidas nos mesmos. É ainda mencionada a importância dos estágios na formação de professores, bem como da sua supervisão. Na Componente Investigativa é apresentada uma investigação numa turma de 3.o ano de 1.o CEB, que tem por objetivo responder às seguintes questões de investigação: 1) De que forma a applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão, nos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o CEB?; 2) Será que a utilização da applet Divisão I, da plataforma Hypatiamat, influencia a perceção dos alunos do 3.o ano de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica acerca dos conceitos relacionados com a investigação. Posteriormente, apresenta-se, detalhadamente, o plano de ação implementado, sendo este constituído por conjunto de sessões com recurso à applet Divisão I da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a sua influência na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, com carácter interpretativo e design de investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos. Conclui-se que a integração da applet Divisão I e a forma como esta foi utilizada contribuíram para a compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão e para o aumento da perceção da Autorregulação da Aprendizagem e da Autoeficácia Matemática dos alunos do 3.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A Componente Reflexiva apresenta três reflexões críticas acerca do percurso da professora estagiária nos estágios realizados, no 1.o Ciclo do Ensino Básico e no 2.o Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Todas as reflexões evidenciam o impacto e os aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio. |
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