O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44515 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio. |
id |
RCAP_9d3785cb082c2643fad370bea8518465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mentalPlataforma HypatiamatAutorregulação da AprendizagemAutoeficáciaCálculo MentalEnsino Básico 1º CicloNarração MultimodalO presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pinto, Ricardo Manuel NevesRato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumEscaroupa, Ângela Pires2023-04-12T09:37:57Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44515TID:203260040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.648252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
title |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
spellingShingle |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental Escaroupa, Ângela Pires Plataforma Hypatiamat Autorregulação da Aprendizagem Autoeficácia Cálculo Mental Ensino Básico 1º Ciclo Narração Multimodal |
title_short |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
title_full |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
title_fullStr |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
title_full_unstemmed |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
title_sort |
O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental |
author |
Escaroupa, Ângela Pires |
author_facet |
Escaroupa, Ângela Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Pinto, Ricardo Manuel Neves Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escaroupa, Ângela Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Hypatiamat Autorregulação da Aprendizagem Autoeficácia Cálculo Mental Ensino Básico 1º Ciclo Narração Multimodal |
topic |
Plataforma Hypatiamat Autorregulação da Aprendizagem Autoeficácia Cálculo Mental Ensino Básico 1º Ciclo Narração Multimodal |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12T09:37:57Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44515 TID:203260040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44515 |
identifier_str_mv |
TID:203260040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131573050671104 |