O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escaroupa, Ângela Pires
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44515
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.
id RCAP_9d3785cb082c2643fad370bea8518465
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mentalPlataforma HypatiamatAutorregulação da AprendizagemAutoeficáciaCálculo MentalEnsino Básico 1º CicloNarração MultimodalO presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pinto, Ricardo Manuel NevesRato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumEscaroupa, Ângela Pires2023-04-12T09:37:57Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44515TID:203260040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.648252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
title O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
spellingShingle O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
Escaroupa, Ângela Pires
Plataforma Hypatiamat
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia
Cálculo Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Narração Multimodal
title_short O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
title_full O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
title_fullStr O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
title_full_unstemmed O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
title_sort O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental
author Escaroupa, Ângela Pires
author_facet Escaroupa, Ângela Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Pinto, Ricardo Manuel Neves
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Escaroupa, Ângela Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Hypatiamat
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia
Cálculo Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Narração Multimodal
topic Plataforma Hypatiamat
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia
Cálculo Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Narração Multimodal
description O presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12T09:37:57Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44515
TID:203260040
url http://hdl.handle.net/10400.26/44515
identifier_str_mv TID:203260040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573050671104