Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Margarida Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47549
Resumo: O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se estruturado em três secções principais, nomeadamente, a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II, bem como a sua importância na formação de futuros professores. Além disso, é nesta secção que se apresenta uma breve caracterização das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada, no âmbito do estágio realizado na Prática educativa I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se pretendia dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. De que forma o jogo sério SAM da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 3.º ano do 1.º CEB?; 2. A integração do jogo SAM da plataforma Hypatiamat contribui para uma evolução significativa da perceção dos alunos do 3.º ano do 1.º CEB sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica relativamente aos conceitos inerentes ao estudo. Posteriormente, foi planificado e implementado um conjunto de sessões com recurso ao jogo SAM da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a influência deste no desenvolvimento da aritmética mental e na perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos, que permitiram, posteriormente, a construção das Narrações Multimodais. Os resultados obtidos permitem constatar uma evolução positiva no nível global de conhecimento, no desempenho dos alunos e um aumento positivo da perceção dos alunos sobre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia matemática. Conclui-se que, a integração do jogo SAM, bem como todo o cenário de aprendizagem que envolveu a investigação, contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos do 3.º ano de escolaridade. A Componente Reflexiva é composta por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios desenvolvidos na Prática Educativa I e II, quer em 1.º CEB, quer em 2.º CEB, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. As três reflexões têm como intuito evidenciar o contributo e o impacto destes estágios, no desenvolvimento profissional da professora estagiária.
id RCAP_9c3e703fcf0be0c3e8126aec933338be
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma HypatiamatAritmética MentalEnsino Básico 1º CicloPlataforma HypatiamatJogo SérioNarrações MultimodaisAutorregulação da AprendizagemAutoeficácia MatemáticaO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se estruturado em três secções principais, nomeadamente, a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II, bem como a sua importância na formação de futuros professores. Além disso, é nesta secção que se apresenta uma breve caracterização das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada, no âmbito do estágio realizado na Prática educativa I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se pretendia dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. De que forma o jogo sério SAM da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 3.º ano do 1.º CEB?; 2. A integração do jogo SAM da plataforma Hypatiamat contribui para uma evolução significativa da perceção dos alunos do 3.º ano do 1.º CEB sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica relativamente aos conceitos inerentes ao estudo. Posteriormente, foi planificado e implementado um conjunto de sessões com recurso ao jogo SAM da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a influência deste no desenvolvimento da aritmética mental e na perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos, que permitiram, posteriormente, a construção das Narrações Multimodais. Os resultados obtidos permitem constatar uma evolução positiva no nível global de conhecimento, no desempenho dos alunos e um aumento positivo da perceção dos alunos sobre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia matemática. Conclui-se que, a integração do jogo SAM, bem como todo o cenário de aprendizagem que envolveu a investigação, contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos do 3.º ano de escolaridade. A Componente Reflexiva é composta por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios desenvolvidos na Prática Educativa I e II, quer em 1.º CEB, quer em 2.º CEB, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. As três reflexões têm como intuito evidenciar o contributo e o impacto destes estágios, no desenvolvimento profissional da professora estagiária.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Pinto, Ricardo Manuel NevesRato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumGomes, Ana Margarida Martins2023-10-26T09:47:15Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47549TID:203371410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:20.346812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
title Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
spellingShingle Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
Gomes, Ana Margarida Martins
Aritmética Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Plataforma Hypatiamat
Jogo Sério
Narrações Multimodais
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia Matemática
title_short Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
title_full Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
title_fullStr Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
title_full_unstemmed Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
title_sort Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
author Gomes, Ana Margarida Martins
author_facet Gomes, Ana Margarida Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Pinto, Ricardo Manuel Neves
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Margarida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Plataforma Hypatiamat
Jogo Sério
Narrações Multimodais
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia Matemática
topic Aritmética Mental
Ensino Básico 1º Ciclo
Plataforma Hypatiamat
Jogo Sério
Narrações Multimodais
Autorregulação da Aprendizagem
Autoeficácia Matemática
description O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se estruturado em três secções principais, nomeadamente, a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II, bem como a sua importância na formação de futuros professores. Além disso, é nesta secção que se apresenta uma breve caracterização das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada, no âmbito do estágio realizado na Prática educativa I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se pretendia dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. De que forma o jogo sério SAM da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 3.º ano do 1.º CEB?; 2. A integração do jogo SAM da plataforma Hypatiamat contribui para uma evolução significativa da perceção dos alunos do 3.º ano do 1.º CEB sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica relativamente aos conceitos inerentes ao estudo. Posteriormente, foi planificado e implementado um conjunto de sessões com recurso ao jogo SAM da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a influência deste no desenvolvimento da aritmética mental e na perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos, que permitiram, posteriormente, a construção das Narrações Multimodais. Os resultados obtidos permitem constatar uma evolução positiva no nível global de conhecimento, no desempenho dos alunos e um aumento positivo da perceção dos alunos sobre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia matemática. Conclui-se que, a integração do jogo SAM, bem como todo o cenário de aprendizagem que envolveu a investigação, contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos do 3.º ano de escolaridade. A Componente Reflexiva é composta por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios desenvolvidos na Prática Educativa I e II, quer em 1.º CEB, quer em 2.º CEB, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. As três reflexões têm como intuito evidenciar o contributo e o impacto destes estágios, no desenvolvimento profissional da professora estagiária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-26T09:47:15Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47549
TID:203371410
url http://hdl.handle.net/10400.26/47549
identifier_str_mv TID:203371410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134145203404800