Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Paulo, Varandas, José Manuel, Oliveira, Hélia, Fonseca, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3970
Resumo: Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de reflexão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.
id RCAP_17f09ca99abc424dde3568dababaa9ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professoresFormação inicialPreservice teacher educationReflexãoReflectionNovas tecnologiasInformation and Communication TechnologyEste artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de reflexão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.This paper analyses a virtual supervision setting, based on a discussion forum, at the pedagogical practicum of a preservice mathematics teacher education program. The aims of this forum were to reflect about emerging problems of professional practice, problematization of such practice and exchange of experiences. The study follows a qualitative and interpretative methodology, based on case studies of student teachers and constitutes an investigation of the authors about their professional practice. The results show that the two young teacher candidates regard the practicum mainly as a learning moment and that show from the very beginning a more reflective attitude engage in quite productive discussions at the forum. The other teacher candidate, who had a lesser involvement in the practicum, had little participation in this component of the teacher education setting. The working rules of this virtual setting and the role of the educational supervisor in establishing a culture of reflection and discussion deserve future attention.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helena2011-09-05T14:48:44Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3970porPonte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2007). Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores. Quadrante. 16(2), 3-25.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:43.730502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
spellingShingle Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
Ponte, João Pedro da
Formação inicial
Preservice teacher education
Reflexão
Reflection
Novas tecnologias
Information and Communication Technology
title_short Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_full Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_fullStr Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_sort Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author_role author
author2 Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Preservice teacher education
Reflexão
Reflection
Novas tecnologias
Information and Communication Technology
topic Formação inicial
Preservice teacher education
Reflexão
Reflection
Novas tecnologias
Information and Communication Technology
description Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de reflexão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-05T14:48:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3970
url http://hdl.handle.net/10451/3970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2007). Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores. Quadrante. 16(2), 3-25.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182907052032